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Airbus A400M entra para grupo de aviões militares gigantes

O avião militar Airbus A400M, que realizou o primeiro teste de voo na semana passada, em Sevilha, na Espanha, entrou para o grupo de aeronaves militares gigantes de transporte. Foram encomendadas 184 unidades para Alemanha, França, Espanha, Reino Unido, Turquia, Bélgica, Luxemburgo e Malásia. Entre os maiores aviões do tipo já produzidos estão o Antonov An-225, o C-17 Globemaster III, o C-5 Galaxy, o C-130 Hercules e o Transall C-160.

O recente modelo do Airbus pertence a uma moderna concepção estratégica e tecnológica de avião de transporte militar capaz de aterrissar em qualquer tipo de terreno e em pista curta. Por isso os especialistas o consideram idôneo tanto para ações militares quanto de ajuda humanitária. Enquanto os modelos antigos precisam de cerca de 2 mil metros para levantar voo, o A400M é capaz de fazer o mesmo com apenas 980 metros de pista.

O avião é capaz de transportar 37 toneladas de carga - o que equivale a 116 soldados com equipamento completo. Com comprimento de 45,1 m, envergadura de 42,4 m e altura de 14,5 m, o A400M registra a velocidade de cruzeiro de 780 km/h e tem autonomia de voo de 3,298 km com carga máxima. Confira abaixo uma lista com os detalhes dos maiores aviões militares do mundo.

Antonov An-225
O líder da lista dos maiores aviões militares do mundo é o Antonov An-225. Projetado na Ucrânia, em 1988, ainda durante o regime soviético, a aeronave foi construída para transportar o ônibus espacial Buran. Há apenas um modelo do An-225 em operação, usado para transportar cargas especiais, devido à enorme capacidade. O avião, o maior do mundo, tem comprimento de 84 m, envergadura de 88,4 m e altura de 18,1 m. O An-225 é capaz de transportar 250 t de carga, com um volume de até 1.300 m³. O ponto fraco do "gigante dos ares" é a necessidade de ter uma pista de 3,5 km para decolar. A autonomia de voo é de 4 mil km.

Boeing C-17 Globemaster III
Desenvolvido na década de 90 para a Força Aérea dos EUA, a aeronave é uma evolução de modelos anteriores. O C-17 é usado por, atualmente, além dos EUA, pelo Reino Unido, Austrália, Canadá, Otan e Catar. A especialidade do avião é transportar tropas e suprimentos entre bases militares ao redor do mundo. A capacidade de carga de 70 t é equivalente a 102 soldados em assentos convencionais. O comprimento é de 53 m, envergadura 51,75 m e altura 16,8 m.

Lockheed C-5 Galaxy
Utilizado pela Força Aérea dos EUA desde 1969 foi projetado para cruzar grandes distâncias. Em tamanho, só perde para o soviético Antonov An-225. A grande prova de fogo do modelo foi na Guerra do Vietnã, onde o C-5 cumpriu um papel vital no transporte de suprimentos e soldados. O C-5 possui capacidade total de carga de até 122 t. O comprimento é de 75,3 m, a envergadura 67,8 m e altura 19,8 m. Com carga máxima, a aeronave tem autonomia de voo de até 4.440 km a uma velocidade máxima de 932 km/h. Para decolar, é preciso uma pista de 2,6 km.

Lockheed C-130 Hercules
Uma das aeronaves mais populares do tipo, com aviões espalhados por mais de 50 países, o C-130 impressiona pela versatilidade. O modelo fez o voo inaugural em 1954 e foi aperfeiçoado, desde então, dando origem a 40 variantes. É a única aeronave militar a ser produzida por mais de 50 anos. O C-130 é capaz de levantar voo e pousar em pistas despreparadas e rudimentares. Foi desenhado originalmente para transportar cargas, tropas e realizar evacuações em emergências médicas. Mais de 2,2 mil C-130 foram fabricados. O comprimento do avião é de 29,8 m, com envergadura de 40,4 m e altura de 11,6 m. A velocidade máxima é de 592 km/h e a autonomia de voo de 3,8 mil km.

Transall C-160
Desenvolvido em parceria pelos franceses e alemães, em 1967, o C-160 deverá ser substituído por esses países após a fabricação em larga escala do A400M. Até 1985, foram produzidas 214 unidades. Com comprimento de 32 m, envergadura de 40 m e altura de 11,6 m, a aeronave é capaz de transportar uma carga de 16 t.


FONTE:Terra

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