Grupo12Horas.Aérea

Aeroporto de Belém ganha novo nome Júlio Cezar Ribeiro

Foi aprovado ontem, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, o projeto de lei que rende a justa homenagem ao ilustre paraense Júlio Cezar Ribeiro, o precursor da aviação no Brasil. O projeto vai agora para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A partir de 2010 o aeroporto de Belém passará a se chamar “Aeroporto Internacional de Belém/Val-de- Cans/Júlio Cezar Ribeiro”.

A vitória foi comemorada por muitos que lutaram pela aprovação do projeto. Mas alguém em especial fez questão de fazer seu agradecimento: Eurico Bentes Costa: o bisneto do aviador, que sempre lutou para que fosse feita justiça à memória do paraense. “Muito obrigado a todos, foi feita a justiça em memória deste grande paraense”, comemorou, lembrando o feito daquele que honrou o nome do Pará nos céus de Paris em 1881.

RECONHECIMENTO

A trajetória de Júlio Cezar na aviação mundial foi repleta de conquistas, tropeços e decepções ao longo do curto tempo de vida que passou entre o Pará, a Europa e o Rio de Janeiro. Lutar para que seu nome e seu invento fossem reconhecidos na mesma medida que sua coragem foi quase epopeico.

O primeiro projeto para que o aeroporto tivesse seu nome surgiu em 1959. De lá para cá, não fosse a determinação do bisneto Eurico Bentes Costa, a homenagem teria ficado apenas na lembrança.

O PL 410/05 tramita no Congresso Nacional desde 2005. Por muito pouco não foi arquivado. Passou por várias comissões para, finalmente, chegar à CCJ. A deputada Elcione Barbalho (PMDB) foi relatora do projeto na Comissão de Educação e Cultura.

Coube a ela lutar para colocar o projeto em pauta ao longo das últimas semanas. Ontem, juntamente com os deputados Gerson Peres (PP) e Zenaldo Coutinho (PSDB), Elcione defendeu a importância da aprovação do projeto para homenagear “não só um paraense ilustre, mas um brasileiro que defendeu a bandeira do Brasil ao se tornar um dos precursores da aviação mundial”, destacou a deputada.

Para o bisneto Eurico Bentes, a história teria que fazer justiça ao inventor paraense. Foi por essa razão que ele tanto lutou para homenagear o bisavô dando o nome dele ao principal aeroporto de Belém.

O físico Luís Bassalo Crispino, professor doutor da Universidade Federal do Pará (UFPA), que em 2003 lançou um livro sobre a vida do inventor, comemorou a aprovação do projeto. Ele lembrou que a vitória é de todos os envolvidos. Crispino fez um agradecimento ao DIÁRIO e ao deputado federal Jader Barbalho que, segundo o físico, tiveram a devida sensibilidade para homenagear a memória do povo paraense.

“Esse é um real motivo para se ter orgulho do Pará. É relembrar a história do povo paraense, é ter memória. Eu nunca consegui entender como era difícil fazer concretizar aquilo que era tão óbvio. Foi preciso ter a força e a coragem de alguém como o Eurico Bentes para que fosse reconhecida a memória de um paraense tão ilustre”.

FONTE:Diário do Pará

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.