Um plano para patrulhar a cidade de Lancaster, no Estado americano da Califórnia, com um avião está causando polêmica entre defensores da liberdade civil e moradores que dizem apoiar qualquer medida capaz de combater a criminalidade.
Segundo publica nesta sexta a versão online do jornal Los Angeles Times, a aeronave sobrevoaria a cidade em círculos por 16 horas, gravando imagens que seriam transmitidas a agentes de segurança. Dick Rutan, idealizador do projeto, explicou ao jornal que o avião voaria a cerca de 8 mil m, registrando tudo, mas praticamente invisível aos moradores.
Autoridades municipais acreditam que Lancaster seria a primeira cidade do país a empregar um agressivo sistema de vigilância aérea. A câmera de vídeo instalada na aeronave é capaz de gravar um assalto, a invasão a uma casa ou um acidente de trânsito, por exemplo. De acordo com seus defensores, a vigilância aérea melhoraria muito o tempo de resposta das autoridades em qualquer situação.
O novo método de vigilância é defendido pelo prefeito, R. Rex Parris, que está patrocinando o novo programa, mas recebe críticas de alguns líderes comunitários e defensores dos direitos civis, que temem a invasão da privacidade de cidadãos comuns, cumpridores de seus deveres.
Lancaster planeja testar o novo sistema de vigilância por uma semana em março do próximo ano. Em seguida, um programa piloto de um ano deve ser aplicado, segundo o prefeito, que espera contar com investimentos privados para custear as despesas com a aeronave.
FONTE:TERRA