Grupo12Horas.Aérea

O céu é o limite para Esquadrilha da Fumaça 57 anos


Com as cores da bandeira do Brasil, os aviões da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira (FAB) encheram os olhos de quem foi à Praia de Boa Viagem na manhã de ontem. De um canto a outro da orla, quem estava por lá parou para ver o show que, mesmo com um céu nublado, não perdeu em encantamento para uma plateia formada por milhares de curiosos. Famílias inteiras. Durante a apresentação que durou cerca de 30 minutos, encurtada apenas devido ao mau tempo, foi difícil encontrar alguém na areia da praia ou nos prédios da Avenida Boa Viagem que não estivesse com a atenção voltada para o céu. A cada manobra e rastro de fumaça deixado pelas aeronaves suspiros e aplausos. A exibição de ontem fez parte de uma série de 15 eventos da turnê do Esquadrão de Demonstração Aéreo pelo Nordeste. Emoção em dobro também para os pernambucanos, já que à frente da Esquadrilha estava um conterrâneo, o tenente-coronel aviador José Aguinaldo de Moura.

Em terra, o tenente André Fabiano da Silva, que também é piloto, narrava todasas acrobacias. Tudo acompanhado por uma trilha sonora, que deixou a apresentação ainda mais emocionate. Com um ocupante em cada aeronave, o show aéreo foi realizado por sete aviões. Segundo o tenente André Fabiano, executaram a apresentação específica para tempo ruim. "Temos dois tipos de evoluções. Uma para tempo bom e outra para dias nublados. Por conta disso a maioria das acrobacias foi lateral. Mas de qualquer forma, não deixa de ser emocionante", ressaltou. O baixo teto das nuvens (a altura mínima necessária é de mil metros) causou a redução no tempo de apresentação, que poderia se estender por mais de 30 minutos. Mesmo assim não faltaram os loops, voos de cabeça para baixo (dorsão) e a manobra conhecida como espelho, onde três aviões ficam em posição normal e outros três voam em posição invertida.

Os integrantes da esquadrilha tinham planejado fazer uma homenagem aos pernambucanos escrevendo no céu "terra dos altos coqueiros", trecho do hino de Pernambuco. Mas como começou a chover, não foi possível realizá-la. Assim como o tradicional desenho do coração. A iniciativa partiu do comandante.

Apaixonado pela aviação desde criança, o 1º tenente da FAB Cláudio Andrade aproveitou que não estava de serviço e levou os dois filhos para assistir à apresentação na praia. Cauã, de apenas 2 anos, e Isabela Andrade, 14, ficaram encantados com a exibição. "É muito bonito. Eles são muito corajosos", disse Isabela. "Ela sempre gostou de ver. Agora estou apresentando também ao meu filho mais novo", disse o orgulhoso pai.

Cerca de 15 crianças integrantes do Grupo de Escoteiros do Ar, do II Comar, também foram prestigiar o show aéreo. "Como trabalhamos diretamente com a Aeronáutica eles são encantados com a possibilidade de voar. Nada mais justo do que trazê-los para ver uma apresentação incrível como essa", comentou a presidenta do grupo Elina da Hora. "Eu adorei vê-los voando. Quero um dia aprender a voar", revelou Maria Fernanda Zaidan, 9.

História - A Esquadrilha da Fumaça tem 57 anos. A sede do grupo é no município de Pirassunga, em São Paulo. Em princípio, qualquer oficial aviador da Aeronáutica pode fazer parte. Mas para isso são necessárias mais 1500 horas de voo. Das quais, 800 precisam ser como instrutor. É preciso ainda passar três meses em treinamento e em seguida ser selecionado. Atualmente, 13 pilotos integram a esquadrilha.

FONTE:diario de pernambuco

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.