Grupo12Horas.Aérea

Demanda por voos tem alta de 42%

No ano, a alta acumulada é de 13%. Os números de setembro já haviam sido bons, com um crescimento de quase 30%, e a tendência é de que os próximos meses apresentem também excelentes resultados.

"Novembro e dezembro devem registrar altas acima de 30%. Sobretudo no caso de dezembro, que tem uma base de comparação muito baixa, pode chegar a 45%", diz Paulo Bittencourt Sampaio, diretor da Multiplan Consultores Aeronáuticos.

Não apenas o comparativo com meses ruins em 2008 explica o bom dado de agora. No Brasil, cerca de 70% dos passageiros voam a negócios. Assim, diante da crise e da necessidade de cortar custos, a aviação foi um dos primeiros setores a sofrer. Porém, com a retomada dos negócios, é também um dos primeiros a se revigorar.

Além disso, TAM e Gol/Varig, que hoje controlam 86,28% dos voos domésticos (com, respectivamente, participação de 44,58% e 41,70%), além de WebJet (4,47%), OceanAir (2,28%) e a novata Azul (4,44%) vêm travando uma acirrada guerra de tarifas, que está fazendo com que os preços das passagens caiam. O brigadeiro Allemander Pereira, consultor do setor, chama a atenção para outros aspectos: "O fator câmbio ajuda diretamente, mesmo nos voos domésticos, pois boa parte dos custos é dolarizada. O preço do querosene caiu", disse. "Além disso, há o aumento da renda, que faz com que a busca por viagens a turismo volte a crescer."
INTERNACIONAL
Apesar de os dados serem de crescimento nos voos domésticos, no que diz respeito à participação nas rotas internacionais, porém, as companhias brasileiras não vão muito bem. Ainda que se tenha registrado alta de 11% no número de passageiros transportados para o exterior em outubro, no acumulado de 2009 a queda é de 3%. O baque nos últimos anos foi tão grande que, atualmente, as empresas nacionais transportam o mesmo volume de passageiros que no início da década de 90.

Depois da quebra da Varig, nenhuma aérea conseguiu ocupar totalmente as rotas. E a Gol/Varig, que chegou a investir no mercado internacional, desistiu de alguns destinos, como Lima, além de reduzir a oferta para outros, como foi o caso de Bogotá. A gripe suína também entrou na conta, fazendo com que, no inverno, a companhia aérea desviasse voos de destinos concorridos, como Buenos Aires e Santiago, para rotas nacionais.

O resultado foi que, neste ano, a empresa transportou praticamente metade dos passageiros de 2008. A OceanAir, que tinha intenções de internacionalização, também recuou: desistiu da rota para o México e dos planos para chegar à África. Nesse contexto, a TAM vem crescendo e ocupando boa parte do mercado. Hoje, sozinha, controla 86% da participação das empresas nacionais em voos internacionais.

"A TAM deve continuar bem no próximo ano, mas, olhando para o aumento previsto da frota, não acredito que a participação das empresas brasileiras vá subir", diz Paulo Sampaio. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

FONTE:AE

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.