Grupo12Horas.Aérea

Decreto de concessão de aeroportos será apresentado a Lula em dez dias, diz Jobim

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, anunciou hoje (26) que vai apresentar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos próximos dez dias um decreto com o modelo de concessão de aeroportos.

Segundo ele, o processo de concessão dos aeroportos, que deve começar antes da Copa do Mundo, não será atrasado pelas eleições.

"Não se pode confundir eleição com a necessidade de infraestrutura para o país. Está tudo sob controle. A Infraero está fazendo as obras e reformas necessárias para que isso [concessão] ocorra".

O decreto prevê um leque de opções de concessão, entre elas a por outorga, em que o valor pago seria destinado a um fundo para financiar os aeroportos deficitários e as malhas regionais de aviação sob administração do governo.

"O decreto possibilita também a concessão de construções de terminais de carga, de passageiro, a existência de um terminal específico para apenas uma empresa aérea. Uma espécie de subsídio transversal."

O ministro informou que a formulação do decreto foi complexa e que foi necessário fazer um levantamento de modelos em outros países com experiência sobre o assunto.

Ele informou que há ainda problemas pendentes como a limitação de voos do Aeroporto Santos Dummont imposta pelo governo do estado e que, segundo ele, foi um equívoco. "O que acarretou a redução da possibilidade do Rio ter mais disponibilidades. E gerou um crescimento enorme no Aeroporto de Viracopos em São Paulo."

Jobim adiantou também que o presidente autorizou ontem (25) o início do projeto Guarani, que vai complementar a frota de veículos blindados sobre rodas do Exército. "Já vamos começar a construir aqui no Brasil, pela Fiat Iveco de Sete Lagoas (MG), 2 ou 3 mil blindados, que vão complementar a frota." O projeto vai custar cerca de R$ 6 bilhões num período de 20 anos.

Os anúncios foram feitos nesta manhã, durante a cerimônia de passagem de cargo de Comandante de Operações Navais/ Diretor-Geral de Navegação, a bordo do porta-aviões São Paulo, no Rio de Janeiro.

Logo após a solenidade, Jobim partiu para Quito, no Equador, para participar da reunião com ministros da Defesa e chanceleres da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) programada para amanhã (27).

Sobre o tema, Jobim voltou a minimizar os problemas que devem nortear o encontro, como as tensões entre Venezuela e Colômbia e entre Peru e Chile.

"As tensões na região são mínimas e facilmente resolvidas diplomaticamente. Não é nada comparado a conflitos como os no Afeganistão e no Iraque, por exemplo."

Segundo ele, o que está por trás do conflito entre Colômbia e Venezuela é "o processo eleitoral que se avizinha em ambos os países".

Já a tensão entre Chile e Peru, de acordo com Jobim, não deve ser debatida no encontro, já que o problema se encontra em Corte Internacional, e a Unasul não têm competência para examinar o assunto.

O Peru acusa o Chile de espionagem e armamentismo. Além disso os dois países disputam na Corte Internacional de Haia uma área de 35 mil quilômetros quadrados no Pacífico.

Os desentendimentos entre Colômbia e Venezuela recomeçaram após a assinatura de um convênio entre os Estados Unidos e a Colômbia para uso de sete bases colombianas por forças americanas.

Em julho, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, cancelou os laços diplomáticos com Bogotá, por considerar o acordo uma ameaça à segurança regional.

Recentemente, o governo colombiano ameaçou denunciar a Venezuela em organismos internacionais, depois de o presidente Hugo Chávez ter convocado à população a se preparar para uma guerra.

fonte: Agência Brasil

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.