Grupo12Horas.Aérea

Anac abre investigação sobre atrasos em voos da TAM

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) instaurou uma investigação para apurar os motivos que levaram a TAM a atrasar, por mais de 30 minutos, 45% dos seus voos programados nos principais aeroportos do país entre a meia-noite e 13 horas de ontem.

A TAM informou que seu sistema de check-in ficou " intermitente " entre 6h e 8h40, mas que isso não teve relação com a troca, no fim de semana, do software que organiza as reservas.

Segundo a Anac, caso a TAM tenha descumprido a portaria 676, que regula o atendimento aos passageiros em casos de atrasos e cancelamentos de voos, será aberto um processo administrativo para multar a empresa. A agência não soube estimar qual poderia ser o valor da multa. Até por volta das 18h de ontem, 13 pessoas registraram reclamações na Anac em todo o país.

" A empresa lamenta por eventuais transtornos e ressalta que a malha aérea deverá estar regularizada ao longo do dia, inclusive com o uso de aviões reservas " , informou ontem a TAM.

A portaria 676 estabelece tolerância de até quatro horas para que a empresa aérea reacomode o passageiro em outro voo da própria companhia, endosse a passagem ou reembolse o consumidor. Essa norma entrou em audiência pública em abril, com o objetivo de ampliar o atendimento ao consumidor e reduzir o prazo de espera por assistência. Clientes da TAM relataram atrasos de pelo menos quatro horas, mas a empresa informou que forneceu hospedagem, alimentação e reacomodou passageiros em outros voos.

O problema vivido pela TAM dobrou a média de atrasos de voos ontem, quando os principais aeroportos registraram 21,9% de voos atrasados até às 13 horas. No ano, a média diária é de cerca de 10%. A TAM informou que a " queda do sistema " foi registrada nos 42 aeroportos em que opera e que houve mais problemas na ponte aérea entre Rio e São Paulo e no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

Para a Anac, caso fique comprovado a queda no sistema de check-in, a TAM não será multada, pois a penalidade para esse tipo de ocorrência não está prevista nas normas da agência. Em Congonhas, duas horas depois de o serviço de check-in ter sido restabelecido, a TAM ainda registrava mais de 65% de voos atrasados.

Segundo a TAM, a partir das 14h, as decolagens de Congonhas e Guarulhos estavam normalizadas, mas havia atrasos em outras cidades. Até 16h de ontem, conforme a Infraero, 21,3% dos voos no país estavam atrasados. No mesmo período, 41,5% dos voos da TAM estavam fora do horário.

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.