Grupo12Horas.Aérea

Aéreas regionais avaliam novos voos no interior de SP

Companhias debatem em congresso em Brasília plano para otimizar aeroportos regionais para a Copa de 2014

De olho na Copa do Mundo de 2014 no Brasil, as companhias aéreas regionais querem ampliar a quantidade de rotas e horários de voos dentro do país. A medida, que visa atender à crescente demanda de passageiros, pode beneficiar principalmente o aeroporto de São José dos Campos, que hoje trabalha com apenas 5% de sua capacidade operacional.

O terminal é apontado como a principal alternativa pelos empresários do setor para desafogar o aeroporto internacional Governador André Franco Montoro, em Guarulhos.

A proximidade de São José com o terminal --cerca de 70 quilômetros-- seria o principal obstáculo enfrentado pelas companhias aéreas para exercer atividades na cidade.

José Luiz Felício Filho, presidente da Passaredo Linhas Aéreas, acredita que o aeroporto de São José é uma das poucas possibilidades para fazer o 'transbordo' do aeroporto de Guarulhos. Mudança que, para ele, precisa ser implantada em curto prazo já que a Copa do Mundo de 2014, que acontece no Brasil, poderá congestionar o tráfego aéreo.

"São José vai ter muita movimentação específica por causa da Copa. É um aeroporto satélite que poderá suportar esse transbordo. Estar perto de Guarulhos hoje prejudica, mas posso dizer que existem planos de voltar às atividades na cidade. Não existe problema de demanda, saímos por questões regulamentais", disse Felício Filho, que operou com a Passaredo durante sete anos no município.

A discussão sobre o desenvolvimento das companhias aéreas regionais foi tema de um debate promovido ontem pela Abetar (Associação Brasileira de Empresas de Transporte Aéreo Regional), em Brasília, que reuniu autoridades políticas e empresários do setor (leia texto nesta página).

DEMANDA - De acordo com o secretário-executivo do Ministério do Turismo, Mário Moyses, que participou do debate, os desembarques domésticos nacionais cresceram 20% de julho a agosto deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados de outubro ainda estão sendo apurados, mas a expectativa é que fiquem 40% superiores a 2008.

"A situação de Guarulhos abre sim a possibilidade para que São José consiga ampliar a utilização do aeroporto. Não só pela Copa do Mundo que acontece em 2014, mas também a própria dinâmica da economia vai proporcionar novos investimentos no terminal", disse Moyses.

José Mário Caprioli, presidente da Trip Linhas Aéreas, única companhia aérea que opera hoje em São José, confirma o crescimento de passageiros.

"No começo foi bem difícil essa questão. Tivemos que resgatar a credibilidade dos passageiros depois que outras companhias deixaram o terminal. Agora operamos com pelo menos 65% da capacidade dos nossos voos. O mercado agiu acima do esperado, num prazo de dois anos queremos dobrar nossas operações em São José e a longo prazo ampliar em até cinco vezes" , disse Caprioli.

DESENVOLVIMENTO - Fernando Soares, diretor do Departamento de Política de Aviação Civil, do Ministério da Defesa, classifica o desenvolvimento da aviação regional como um "bom problema" para se resolver.

"O setor está crescendo e isso é bom. Não vamos esperar um projeto de lei que vá resolver tudo. E sim, pequenas ações que possam gerar um desenvolvimento saudável. Estamos preocupados em investir nos aeroportos regionais, garantir mais crédito aos empresários. Isso irá desenvolver não só o aeroporto de São José, mas também de outras regiões", disse o diretor

fonte: valeparaibano por Hernane Lélis

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.