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Novos desafios na aviação: acidentes no 'piloto automático'

Os acidentes de aviação a que assistimos um pouco por todo o mundo sem causa aparente têm levantado uma questão muitas vezes esquecida: os pilotos confiam de tal forma no sistema de piloto automático que, nas raras ocasiões em que alguma coisa corre mal, parecem estar mal preparados para assumir o controlo do veículo, concluem vários estudos conduzidos nos últimos anos por indústrias e profissionais da segurança aérea.


É claro que a tecnologia de piloto automático contribuiu muito para a redução da taxa de acidentes nas últimas décadas, mas importa lembrar que esta automatização mudou por completo a relação entre os pilotos e os veículos, havendo por isso uma necessidade de adaptação a novos desafios.
Os pilotos de hoje apenas conduzem o avião manualmente durante breves minutos ou segundos durante a descolagem e a aterragem, lembra a agência de notícias Associated Press, numa reportagem sobre acidentes aéreos relacionados com a automatização dos voos. Durante quase toda a viagem, os pilotos apenas gerem o sistema que, de resto, pilota sozinho, com maior precisão e, inclusivamente, com menor consumo de combustível associado. A partir daí, é muito raro o sistema falhar ou fazer algo que não seja expectado, e, por isso, a atenção que o piloto tem no computador não é total.
“Quando vês que não és necessário, não tomas tanta atenção”, explica Michael Barr, um ex-piloto da Força Aérea norte-americana e investigador de acidentes. “Enquanto tudo corre bem, somos apenas uma peça de bagagem”, diz.
De acordo com um estudo divulgado no mês passado pela Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla americana), a “consciência” e a “atenção” do piloto durante o modo automático é o problema mais comum nos incidentes que ocorrem em veículos sem problemas mecânicos e com boas condições externas. É frequente haver pequenas alterações no sistema durante o voo, muitas vezes sem a acção directa dos pilotos, pelo que, se estes não estiverem continuamente com atenção no computador, podem perder a noção do modo em que o sistema está naquele momento.
Entre os outros erros mais correntes destaca-se ainda a selecção errada dos modos de voo – tipo de erro registado em 27% dos casos de acidentes analisados pela FAA.
Estas questões têm-se tornado cada vez mais polémicas e preocupantes. Recentemente, a FAA emitiu novos regulamentos de formação de pilotos, onde apela a uma maior atenção e onde ensina os pilotos a recuperar de perdas de controlo.

As informações são"http://sol.sapo.pt/inicio/Vida/Interior.aspx?content_id=93862".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Samuel Pereira

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