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O que são Winglets e Wingtip device.

Winglet é um componente aerodinâmico posicionado na extremidade livre da asa de uma aeronave, que tem por função diminuir o arrasto induzido, relacionado ao vórtice de ponta de asa. Em geral, tem a forma de uma aba vertical ou inclinada.
A ponta da asa normalmente forma um vórtice, que transfere para a aeronave barulhos e trepidações, além da perda de sustentação na parte final da asa. Com o dispositivo winglet, esse problema é amenizado.
Este é Winglets da Lan 
A redução do arrasto melhora a eficiência da aeronave, significando aumento da velocidade e economia de combustível. Atualmente, quase 100% das aeronaves de grande porte que saem de fábrica vem com winglets. Boeing 747 e Boeing 737 são exemplos de aviões com winglets (em algumas versões), do mesmo modo, todos os aviões da Airbus saem de fábrica com winglets (lá chamados de "Fence").


Pelo perfil de asa em aeronaves convencionais, em geral, ela tem a parte inferior reta e a parte superior da asa de forma curva. Esta deformidade é dado com o nome de Asa Assimétrica ( pois não tem os dois lados iguais ). O principio de sustentação é a seguinte, a molécula de ar que passa sobre a superfície superior, tende a percorrer um caminho mais longo do que a inferior, com isto, para as moléculas poderem se encontrar, é necessário que a molécula de ar da parte de cima, percorra em uma velocidade maior do que a debaixo. Há uma formula que explica a relação entre velocidade e pressão. Quanto maior velocidade, menor a pressão. Com isto, faz que a pressão sobre a parte inferior da asa, seja maior do que a pressão exercida sobre a parte superior da asa, tornando a sustentação da aeronave.


Linha de desenho de vórtices nas
pontas das asas
 atrás de
 um ponta de asa convencional (à esquerda)
e um blended winglets (à direita)
Este efeito é dado na raiz da asa (próximo ao "charuto" da aeronave). Agora, quando está na extremidade da asa, observe que a área de contato é bem menor, então, as moléculas de ar se chocam de forma muito grande que ocasiona a condensação das mesmas provocando a nuvem com formato espira lado. Esta nuvem é chamada de Vortex de asa.


Em geral, as aeronaves que realizam viagens de grande distancia, utilizam os Winglets para evitar este efeito de vortex de asa, reduzindo o arrasto parasita e consequentemente tendo uma economia de combustível. Lembro-me quando tive aulas teóricas de teoria de voo, o instrutor comentou que os Winglets chega a obter uma economia de até 5% de combustível. Pode parecer pouco, mas, aplicado em algumas aeronaves (como 747 que chega a ter 340 mil libras de combustível, 5% daria 17 mil libras)


Uma cerca wingtip é uma variante winglet, com superfícies de extensão acima e abaixo da asa. Ambas as superfícies são mais curtos do que ou equivalente a uma winglet possuindo similares benefícios aerodinâmicos. cercas Wingtip são o dispositivo wingtip preferenciais da Airbus , empregado em todos os seus aviões, exceto para o A330 e A340 famílias. A350 também fará uso de winglets nas pontas das asas, em vez de cercas.





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