Grupo12Horas.Aérea

Aeroporto de Cumbica em Guarulhos tem hora de pico o dia inteiro

Cada vez mais, toda hora é hora de pico no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande SP), o maior do país.


Com a demanda crescente de passageiros, as empresas aéreas criaram voos em horários ociosos ou estão com os aviões mais cheios.


Resultado: o aeroporto enche também no final da manhã e à tarde, quando costumava ficar às moscas. O pico habitual de Cumbica é no início da manhã e à noite.


Pior ou melhor para o passageiro, a depender do viés --mais voos podem significar tarifas menores. De outro lado, lotam o aeroporto com filas e ajudam a entupir uma estrutura já saturada, 30% acima da capacidade.


O novo pico vai das 11h às 13h e das 15h às 18h. Nesses períodos, o vaivém de aviões passou a superar 30 pousos e decolagens por hora em 2010. O número se aproxima do limite de Cumbica (44).


Os dados são da Anac, analisados pelo Núcleo de Estudos em Tecnologia, Gestão e Logística da Coppe, instituto de pesquisa de engenharia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).


Quem ocupa esse nicho são turistas, mais flexíveis com horários, diz o sindicato das companhias. É o caso de Tânia Silva, 52, que semana passada foi a Recife ver a família; era sua segunda ida de avião, após anos em ônibus.


O fenômeno se dá porque há demanda. Em 2010, houve cinco voos a mais em Cumbica, que ganhou 545 passageiros/dia. Economia favorável, dólar baixo e passagem barata atraem gente e lotam voos.


Segunda maior do país, a Gol usou as lacunas de Cumbica. Em 2009, tinha 87 decolagens por semana à tarde. Neste ano, foram 153 --78% a mais. De madrugada, a empresa foi de 14 para 21 voos.


TAM, Avianca e Webjet não se pronunciaram.


Também operam fora do rush Emirates, Qatar Airways e, desde março, Singapore, cujos voos saem de madrugada e chegam à tarde.


Em março, a Anac reduziu tarifas de pouso na madrugada e encareceu as demais.


Investimento


O governo federal anunciou investimento de R$ 1,219 bilhão no aeroporto de Cumbica para ampliação dos terminais de passageiros, implantação de módulos operacionais, pistas de saída rápida e reforma nas pistas do terminal.


Questionada pela reportagem, a Infraero não comentou estudo feito pela Coope/UFRJ. A empresa disse que precisaria ter acesso a todos os números para comentar o assunto.

Fonte/Via: Agora São Paulo
Este conteúdo divulgado neste Blog, Sempre é citado como fonte e o link de referência. O conteúdo divulgado e de Responsabilidade de:Alan Alves

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.