Grupo12Aérea

Um simulador do F-5M feito em casa

Arion Santos, natural de Porto União, em Santa Catarina,  há dois anos resolveu avançar com o projeto de construir um modelo funcional de um caça Northrop F-5M FAB, o que conseguiu através de uma visita à unidade dos Pampas em Canos RS, onde obteve medidas do cockpit e várias fotos do avião.
Usando materiais como madeira, alumínio, acrílico e couro, fez o canopy e o assento. Depois terminou o projeto com a pintura e a colocação do painel central.
O cockpit é uma verdadeira obra de arte, usando diversos equipamentos da Saitek, displays de aviônicos contendo altímetro, indicador de Atitude, indicador de velocidade, bússola e GPS. Ele utiliza dois monitores como MFDs que rodam o software FSX OU X-PLANE.

Atualmente o manche ou manete de controle é um Joystick PC TFlight HOTAS X Thrustmaster 2. Todos os botões de flaps,  som e iluminação foram feitos artesanalmente e tudo foi montado em um mês de trabalho, com um horário semanal das 18 às 23 horas, e a totalidade dos sábados e domingos.
O custo total do cockpit foi de R$ 2.500,00  e, com os instrumentos, PC e projetor, bem como alguns acessórios, foram gastos cerca de R$ 8.000,00 no total.


O modelo está completamente funcional, o que não quer dizer que esteja pronto. Arion quer levar o projeto mais longe, e para tal fez uma parceria com uma universidade local para a criação de uma plataforma de movimento que permitirá a instalação de sistemas hidráulicos para o modelo atingir o patamar de realismo que lhe falta: “full motion”!
O objetivo final de Arion é obter um simulador digno de um país do 1º mundo, mas com um custo de cerca de 1/4 de um simulador comprado no estrangeiro.



As informações são"http://forum.contatoradar.com.br/index.php/topic/108397-um-simulador-do-f-5m-feito-em-casa/".Sempre é citado o link de referência. The information is "" Is always quoted the reference link.

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.