Grupo12Aérea

Trabalhadores da Embraer aceitam proposta de reajuste salarial

Os trabalhadores da Embraer, em São José dos Campos (SP), aceitaram a proposta de reajuste salarial oferecida pela empresa durante assembleia realizada na manhã desta quarta-feira (27). O acordo acontece após quatro meses de negociações, que chegaram a ser levadas à Justiça após os trabalhadores paralisarem as atividades por 24h. Cerca de sete mil trabalhadores participaram da assembleia nesta quarta-feira.

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, a proposta aprovada pelos trabalhadores foi de reajuste de 8% retroativo ao mês de setembro, além de 0,94% a partir de janeiro. Também ficou definida a estabilidade dos funcionários até o dia 31 de dezembro. O sindicato informou que a empresa não descontará as horas de paralisação durante as greves realizadas em outubro e que os funcionários também não precisarão recompensá-las.

“A proposta é boa porque é fruto da mobilização dos trabalhadores e aceita por ampla maioria. Conseguimos o aumento acima da inflação graças às greves realizadas e quatro rodadas de negociações”, afirmou o vice-presidente do sindicato, Hebert Claros.


O representante da categoria disse que também foi decidido em assembleia manter a campanha pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais. Atualmente, os funcionários da Embraer trabalham 43 horas. “Com a redução da jornada a empresa poderia criar até 1.100 empregos diretos. Vamos continuar nessa luta e podemos realizar novas greves”, disse.

Campanha Salarial
As negociações da campanha salarial começaram desde agosto e a proposta de conciliação entre sindicato e a empresa chegou a ser levada pela Embraer ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em audiência que terminou sem acordo no início de novembro.
A medida, segundo a empresa, foi tomada  após os sindicalistas bloquearem a entrada de funcionários na fábrica e decretarem uma greve de 24 horas, antes mesmo do fim das negociações sobre a data-base em andamento. A categoria pedia aumento real de 10% sobre os salários e redução da jornada de trabalho.

Trabalhadores da Embraer fizeram uma paralisação de 24 horas no dia 31 de outubro para reivindicar o aumento. Antes, nos dias 8 e 23 de outubro, um ato paralisou a produção da Embraer por 4h.

Outro lado
Procurada, a Embraer confirmou o aprovação do acordo com os funcionários dos dois primeiros turnos da empresa na manhã desta quarta-feira (27).


As informações são"http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2013/11/trabalhadores-da-embraer-aceitam-proposta-para-reajuste-salarial.html".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Douglas Pereira

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.