A empresa é a única a ter 100% da frota dentro da faixa A na escala de espaço entre poltronas elaborada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) -que vai de A, mais espaçoso, a E, mais apertado.
Embora o conforto seja importante, a experiência de voo não é definida só por ele. O entretenimento a bordo, por exemplo, pode fazer a diferença -especialmente em trajetos mais longos.
Nesse quesito, há uma vantagem para a Azul.
Nesse quesito, há uma vantagem para a Azul.
A companhia tem 32% da frota com telas individuais. São 40 jatos Embraer que exibem 23 canais de TV ao vivo; também há rádio à disposição.
Na Avianca, 29% da frota tem entretenimento individual, com opções de séries, documentários e música. São 12 Airbus A319 e A320 que servem, inclusive, a rotas como a ponte aérea Rio-São Paulo e a cidades como Brasília.
SANDUÍCHE FRIO
Foi-se o tempo do serviço de bordo com refeições fartas e talheres de metal. Mas, antes de ralhar, saiba: é assim no mundo todo (com raras exceções, como aéreas asiáticas e árabes) -tendência de uma indústria que passou a enxugar custos ao máximo.
Hoje, no Brasil, sanduíches e bebida sem álcool são regra.
A Avianca é a única a ter sanduíches quentes. Na Azul, são snacks, como salgadinhos. Na TAM, sanduíches (frios) só têm vez em voos mais longos e na ponte aérea.
A Gol cobra pelo serviço em 70% de suas rotas -medida comum no exterior, em companhias "low cost".
Companhias aéreas embutem o custo do serviço de bordo no preço do bilhete. A Gol argumenta que o modelo pago desse serviço acaba com essa relação e permite uma oferta maior de produtos.
Se ficam atrás da concorrência em termos de conforto e serviço de bordo, as líderes de mercado, TAM e Gol, são as companhias que mais facilitam a vida do passageiro com tecnologias de compra de passagens, embarque e check-in.
As duas permitem fazer o check-in pelo celular e liberam o uso do aparelho como cartão de embarque. A tecnologia dispensa o passageiro da obrigatoriedade de ir ao balcão no aeroporto e elimina a necessidade de cartão de embarque em papel.
Azul e Avianca, por enquanto, não oferecem essas facilidades.
tem a maior parte dos assentos classificados na categoria A
Como eu sei em qual categoria o avião em que irei viajar está? Basta saber o modelo do avião. Os turbohélices ATR a serviço da empresa são todos categoria “A”. Os jatos Embraer são categoria “B”.
AVIANCA
Todos os aviões estão na categoria A. A companhia tem Fokker-100, e Airbus A318,A319 e A320.
Como eu sei em qual categoria o avião em que irei viajar está? Todos os modelos de avião estão na categoria A.
GOL
É a única a ter aviões na categoria “E”, a mais apertada. A maior parte da frota, formada por 737-700 e 737-800, está na categoria B
Como eu sei em qual categoria o avião em que irei viajar está? Na hora da compra no site da Gol, clique sobre o número do voo. Será informada, então, a categoria de conforto.
TAM
As aeronaves que servem a rotas internacionais mais longas estão na categoria de assentos mais espaçosa (Airbus A330, Boeing 767 e Boeing 777). Os aviões que fazem principalmente voos domésticos se enquadram nas faixas “B” (Airbus A321) e “C” (A319 e A320)
Como eu sei em qual categoria o avião em que irei viajar está? Na hora da compra no site da TAM, clique no número do voo e depois em “classificação Anac”.
As informações são"http://www.paraiba.com.br/2013/10/17/15089-o-guia-das-empresas-aereas-avianca-oferece-mais-conforto---veja-tabela".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Thiago Oliveira