A demanda doméstica do transporte aéreo de passageiros (passageiros-quilômetros pagos transportados – RPK*) cresceu 6,69% em outubro de 2012 quando comparada com o mesmo mês de 2011. Trata-se do maior nível de demanda para o mês de outubro desde o início da série em 2000.
A oferta (assentos-quilômetros oferecidos – ASK) sofreu redução de 2,13% em outubro de 2012, após oito anos consecutivos de crescimento para este mês.
A demanda acumulada (janeiro a outubro de 2012) apresentou crescimento de 7,24% em relação ao mesmo período de 2011, enquanto a oferta (assentos-quilômetros oferecidos – ASK) cresceu 4,71% no mesmo período.
Entre as seis empresas que apresentaram participação no mercado doméstico superior a 1% (em RPK), a Avianca destacou-se com a maior taxa de crescimento da demanda (69,83%) em outubro de 2012, quando comparada com o mesmo mês de 2011.
A taxa de ocupação dos voos domésticos de passageiros (RPK/ASK) alcançou 73,70% em outubro de 2012, contra 67,61% no mesmo mês de 2011, o que representou uma melhora de 9,01%. No período de janeiro a outubro de 2012, a taxa de ocupação cresceu 2,41%, passando de 70,47% em 2011 para 72,17% em 2012. Trata-se da melhor taxa de ocupação para o mês de outubro desde o início da série em 2000.
Entre as seis empresas que apresentaram participação no mercado doméstico superior a 1% (em RPK), a maior taxa de ocupação em outubro de 2012 foi alcançada pela Avianca, com 82,19%.
O Grupo Tam e a Gol lideraram o mercado doméstico em outubro de 2012 com participação (em RPK) de 41,11% e de 33,92%, respectivamente. O Grupo Tam aumentou a sua participação de mercado em 3,75% em relação a outubro de 2011, tendo passado de 39,62% para 41,11%.
Já a Gol teve reduzida em 8,44% a sua participação no mesmo período, caindo de 37,05% para 33,92% no mesmo período. A participação das demais empresas no mercado doméstico, por sua vez, apresentou crescimento de 7,04%, tendo passado de 23,33% em outubro de 2011 para 24,97% em outubro de 2012.
Entre as seis empresas que apresentaram participação no mercado doméstico superior a 1% (em RPK), a Avianca registrou o maior crescimento na participação de mercado em outubro de 2012 quando comparada com o mesmo mês de 2011, tendo passado de 3,74% para 5,95% (crescimento de 59,17%).
A demanda do transporte aéreo internacional de passageiros das empresas aéreas brasileiras apresentou redução de 3,28% em outubro de 2012 em relação a outubro de 2011. A oferta registrou redução de 0,53% no mesmo período. De janeiro a outubro de 2012, houve queda de 0,44% na demanda, enquanto a oferta registrou redução de 1,96% quando comparada com o mesmo período de 2011.
As informações são"Mercado & Eventos por Filipe Cerolim".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves
A oferta (assentos-quilômetros oferecidos – ASK) sofreu redução de 2,13% em outubro de 2012, após oito anos consecutivos de crescimento para este mês.
A demanda acumulada (janeiro a outubro de 2012) apresentou crescimento de 7,24% em relação ao mesmo período de 2011, enquanto a oferta (assentos-quilômetros oferecidos – ASK) cresceu 4,71% no mesmo período.
Entre as seis empresas que apresentaram participação no mercado doméstico superior a 1% (em RPK), a Avianca destacou-se com a maior taxa de crescimento da demanda (69,83%) em outubro de 2012, quando comparada com o mesmo mês de 2011.
A taxa de ocupação dos voos domésticos de passageiros (RPK/ASK) alcançou 73,70% em outubro de 2012, contra 67,61% no mesmo mês de 2011, o que representou uma melhora de 9,01%. No período de janeiro a outubro de 2012, a taxa de ocupação cresceu 2,41%, passando de 70,47% em 2011 para 72,17% em 2012. Trata-se da melhor taxa de ocupação para o mês de outubro desde o início da série em 2000.
Entre as seis empresas que apresentaram participação no mercado doméstico superior a 1% (em RPK), a maior taxa de ocupação em outubro de 2012 foi alcançada pela Avianca, com 82,19%.
O Grupo Tam e a Gol lideraram o mercado doméstico em outubro de 2012 com participação (em RPK) de 41,11% e de 33,92%, respectivamente. O Grupo Tam aumentou a sua participação de mercado em 3,75% em relação a outubro de 2011, tendo passado de 39,62% para 41,11%.
Já a Gol teve reduzida em 8,44% a sua participação no mesmo período, caindo de 37,05% para 33,92% no mesmo período. A participação das demais empresas no mercado doméstico, por sua vez, apresentou crescimento de 7,04%, tendo passado de 23,33% em outubro de 2011 para 24,97% em outubro de 2012.
Entre as seis empresas que apresentaram participação no mercado doméstico superior a 1% (em RPK), a Avianca registrou o maior crescimento na participação de mercado em outubro de 2012 quando comparada com o mesmo mês de 2011, tendo passado de 3,74% para 5,95% (crescimento de 59,17%).
A demanda do transporte aéreo internacional de passageiros das empresas aéreas brasileiras apresentou redução de 3,28% em outubro de 2012 em relação a outubro de 2011. A oferta registrou redução de 0,53% no mesmo período. De janeiro a outubro de 2012, houve queda de 0,44% na demanda, enquanto a oferta registrou redução de 1,96% quando comparada com o mesmo período de 2011.
As informações são"Mercado & Eventos por Filipe Cerolim".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves