Quando é o melhor momento de comprar passagens aéreas mais baratas para as festas de fim de ano ou férias? Embora pareça uma pergunta com resposta óbvia, a antecedência não é o único fator que determina o preço dos bilhetes.
Cada rota aérea operada no país tem pelo menos 15 categorias de tarifas. Com a ajuda de um software de monitoramento constante da procura por voos, as companhias têm uma equipe de analistas para determinar e aplicar os preços.
– O cálculo é simples: a regra milenar de oferta e procura. À medida que o avião vai enchendo, vão aumentando as tarifas – explica Gianfranco Beting, diretor de comunicação e marca da Azul Linhas Aéreas.
Partindo do histórico de comportamento da demanda em cada voo e da expectativa de procura futura para determinada data, as empresas estabelecem faixas de preço. Assim, não é mais possível afirmar que apenas a antecedência garantirá economia.
– O ponto de equilíbrio das tarifas tem a ver com ocupação e não só com antecedência – aponta Ricardo Pauli, gerente-geral da agência Flytour.
As informações são"Zero Hora".Sempre é citado o link de referência.