O aeroporto municipal Agulhas Negras poderá ganhar novas linhas para o município. No próximo dia 31, o secretário de Indústria, Tecnologia e Serviços do município, Edgar Moreira, se reunirá com executivos da Trip Linhas Aéreas para solicitar a ampliação das linhas e dos horários dos vôos. Também esta semana deverá sair o edital para a licitação do balizamento noturno, avaliados em R$3,5 milhões.
Segundo Edgar Moreira, a reunião com os executivos da Trip Linhas Aéreas acontecerá em Campinas, no interior paulista. “Estaremos reunidos com a empresa para solicitar a viabilidade de criação de novas linhas para Resende e a ampliação dos horários de vôos. A solicitação visa atender a crescente demanda de executivos das empresas que passaram a vir com maior freqüência Resende”, disse o secretário, acrescentando que dentro da ampliação das linhas, um dos destinos a ser pedido será para o Rio de Janeiro. “Existe uma demanda muito grande para o Rio de Janeiro. Hoje viajar para a capital fluminense pela Via Dutra está difícil, dependendo do caso, pode chegar até cinco horas. A nossa intenção é de que seja criada uma malha Resende-Rio-Resende com vôos diários ou pelo menos alternativo às segundas, quartas e sextas-feiras no período da manhã e no final da tarde”, explicou.
Para o secretário a ampliação dos novos horários para as linhas já existentes no aeroporto Agulhas Negras vem de encontro com o momento econômico que passa não só a cidade como também a região das Agulhas Negras, com a instalação de novas empresas fomentando o setor de negócios e o de turismo. A Trip iniciou a operação no aeroporto Agulhas Negras em maio. Atualmente, a empresa oferece dois vôos regulares, de segunda a sexta-feira, para Juiz de Fora (MG) e São Paulo. “A chegada de novas empresas tem trazido vários executivos para nossa região que vêm acompanhar o processo de instalação das fábricas. O nosso aeroporto significa hoje um facilitador para esses profissionais que precisam vir à região num dia e retornar à matriz da empresa no outro dia. Com certeza com mais horários e linhas, será benéfico não só para este público como também para o cidadão comum. A nossa idéia é de que os vôos sejam realizados na parte da manhã e no final da tarde”, salientou Moreira, que também aproveitará a reunião para conhecer os novos executivos da Trip Linhas Aéreas que está em processo de fusão com a Azul Linhas Aéreas Brasileiras.
Edital para o balizamento noturno do aeroporto deve sair esta semana
Moreira informou ainda que o edital para a licitação da implantação do balizamento noturno no aeroporto Agulhas Negras deverá ser liberado esta semana. O serviço, que será efetuado com verba do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa), no valor de R$3,5 milhões será licitado pelo Estado. “Um decreto da Secretaria de Aviação Civil determinou que a licitação para o balizamento noturno terá que ser feito pelos Estados e não pelos municípios. O Estado já está confeccionando o edital que deverá ser colocado na praça ainda esta semana. Após a licitação, a previsão é de que as obras sejam iniciadas em dezembro”, disse o secretário, salientando que o balizamento norturno vai fomentar ainda mais os vôos comerciais. “Após o balizamento os vôos noturnos poderão ser implantados. Ganha não só os passageiros que terão mais horários alternativos de vôos como também ajuda a aumentar a oferta de vagas de empregos já que novas empresas deverão operar este serviço”, disse.
As informações são"avozdacidade".Sempre é citado o link de referência.