Grupo12Aérea

Aeroporto Agulhas Negras está na rota de vôos comerciais regulares

O prefeito José Rechuan (PP), o secretário de Indústria, Tecnologia e Serviços do município, Edgar Moreira, o subsecretário de Estado de Transportes, Delmo Pinho, e o do presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Carlos Kiko Besouchet (PP) acompanharam na manhã de ontem o início da operacionalização dos vôos comerciais de transportes de passageiros no Aeroporto. Todos os vôos serão realizados em um avião modelo ATR 42, com capacidade de 45 passageiros. O primeiro partindo do município saiu às 11h30min com destino a Guarulhos, em São Paulo, levando a bordo 32 passageiros. Com o início dos vôos comerciais, a Prefeitura trabalha para iniciar as obras do balizamento noturno da pista com o objetivo de implementar os vôos à noite e a instrumentalização do aeroporto com equipamentos que orientam os pilotos em pouso e decolagens com pouca visibilidade, além de buscar recursos junto ao Governo Federal para a ampliação do terminal de passageiros.

O primeiro pouso do avião da TRIP Linhas Aéreas no aeroporto Agulhas Negras aconteceu às 11h10min, quando o avião ATR 42, com capacidade para 45 passageiros, veio de Juiz de Fora (MG) com 27 passageiros e decolou às 11h30min com destino ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, levando a bordo 32 passageiros, uma vez que mais cinco passageiros embarcaram em Resende.
Inicialmente, dois destinos estarão disponíveis, de segunda a sexta-feira. O primeiro sairá de Juiz de Fora (MG) às 10h30min e chegará em Resende às 11h10min, de onde partirá para Guarulhos (SP). Já às 14 horas, o avião retorna de Guarulhos chegando em Resende às 14h55min. 
Para receber os voos, o Aeroporto Agulhas Negras recebeu investimentos e diversas obras de melhoria que foram feitas pela Prefeitura que obteve junto a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a liberação do aeroporto visando a implantação de voos comerciais diurnos. “Este vôo marcou o início do retorno de operacionalização dos vôos comerciais regulares no município. É uma marca histórica para a cidade. Não foi a toa que lutamos durante dois anos para reabrir o aeroporto Agulhas Negras que faz parte do desenvolvimento de Resende com o objetivo de fortalecer o comércio, a indústria e o turismo considerados os três pilares do crescimento econômico e social do município, dentro da nossa proposta de promover o desenvolvimento sustentável, sem prejuízo à qualidade de vida da população”, declarou o prefeito José Rechuan, acrescentando que a próxima etapa será a criação de novos horários dos vôos comerciais. “O próximo passo a ser dado será a ampliação dos horários e a criação de novos destinos para atender a demanda das empresas e fomentar o turismo no município e na região”, comentou.
Para o presidente do Legislativo, o vereador Luiz Carlos Kiko Besouchet, o início dos vôos regulares é uma conquista muito grande para o município. “Há 12 anos o município estava tentando conseguir a operacionalizção dos vôos comerciais regulares no sentido de atender não só a demanda de empresas que estão se instalando na região como o de fomentar o desenvolvimento do turismo em nossa cidade”, comentou Besouchet.
O secretário de Indústria, Tecnologia e Serviços, Edgar Moreira, disse que nos próximos dias será finalizado o convênio de aproximadamente R$3,5 milhões com o no Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa), para dar início as obras de balizamento noturno para a realização dos vôos à noite no aeroporto Agulhas Negras. “Este recurso para o balizamento noturno da pista do aeroporto é um convênio do Estado junto com o Profaa. O balizamento noturno já está licitado e está na fase de formação do convênio do município com o estado para iniciar as obras. A licitação foi feita prevendo a instalação do balizamento noturno, que inclui a iluminação da pista, além da instalação da instrumentação do Aeroporto Municipal das Agulhas Negras. O balizamento noturno também inclui outros equipamentos que orientam os pilotos na hora de realizarem pouso e decolagens, não só à noite como também com pouca visibilidade”, explicou Moreira. Ele também contou que hoje terá um encontro, em Brasília, com o ministro-chefe da secretaria nacional de Aviação Civil, Wagner Bittencourt,para solicitar recursos para a ampliação do terminal de passageiros do aeroporto no município. “A nossa idéia é ampliar o terminal de passageiros para melhorar ainda mais o atendimento do aeroporto, principalmente pelo fato de que outras empresas aéreas estão interessadas em implementar novas linhas comerciais aqui no aeroporto de Resende, como é o caso da Azul Linhas Aéreas Brasileiras. Isso sem contar que o aeroporto Agulhas Negras liga Resende a mais 50 destinos, além disso, a TRIP Linhas Aéreas faz code-share com a TAM para vôos internacionais”, disse o secretário, informando que para a construção do novo terminal será necessário R$800 mil. “Com a medida a gente vai preservar este terminal que ficará para a história e implantar um novo terminal de embarque e desembarque de passageiros com todas as modernizações dos que já existem atualmente proporcionar mais conforto e segurança para os usuários”, disse Edgar Moreira. 



As informações são"A Voz da Cidade".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Douglas Pereira da Silva

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.