O F-35 A Lightning II ou F-35 Joint Strike Fighter é um programa que visa a produção de três aeronaves multi-role fighters supersônicas, que fora desenvolvido para satisfazer as necessidades de uma transformação na nova geração de armamento dos governos dos Estados Unidos da América, do Reino Unido, da Holanda, Austrália, Canadá, Itália, Dinamarca, Noruega, Turquia e de outros compradores, como Israel.
O F-35 foi concebido como projeto de três caças de 5ª geração, CTOL F-35A JSF, STOVL F-35B JSF, CV F-35C JSF, de relativo baixo custo, para a Marinha, Força aérea e Marines dos Estados Unidos da América, pois englobar três aeronaves em um mesmo projeto atenuou os elevados custos de desenvolvimento comparado aos três separados.
As principais armas são transportadas em compartimentos internos, um elevado maior de descrição. Mas armas adicionais podem ser transportadas externamente em missões furtividade não é necessária.
O programa JSF é uma consequência da desaceleração da procura de aviões tácticos no pós-Guerra Fria, aumentando o número de aviões inespecíficos, ou seja, multifuncionais.
Nesta perspectiva e com o objectivo de substituir diversos modelos de aviões tácticos da Marinha e da Força aérea, por um que fosse capaz de sobreviver no campo de batalha do século 21. Os programas de desenvolvimento de novos caças, em andamento na Marinha e na Força Aérea dos E.U.A. uniram-se em um único programa que foi denominado JSF - caça de ataque conjunto (Joint Stryke Fighter).
Desenvolvimento
A 16 de novembro de 1996 o Departamento de Defesa dos E.U.A. anuncia que a Boeing e a Lockheed Martin são os escolhidos, para competir na fase de concepção e desenvolvimento (CDP), com a Pratt and Whitney a fornecer apoio na propulsão. Boeing e Lockheed, recebem um contrato para a construção de dois Protótipos que em voos de teste, competirão para demonstrar os respectivos conceitos para as três variantes do programa. Em outubro de 2002 o Departamento de Defesa selecionou o projeto da Lockheed como vencedor da competição, que entra de imediato na fase de desenvolvimento e demonstração (SDD). A Lockheed para a aeronave, a Pratt and Whitney para o motor do avião, recebem contratos como principais empreiteiros para a fase de produção. A General Electric também recebe fundos para a continuação dos seus esforços técnicos no desenvolvimento de um motor alternativo.
- Primeiro voo do Modelo F-35A (AA-1) em 15 de dezembro de 2006
- Primeiro voo do Modelo F-35B (BF-1) em 11 de junho de 2008
- Primeiro voo do Modelo F-35C (CF-1) em 6 de junho de 2010
Especificações (F-35A)
O primeiro, de 15 pré-produção F-35s
F-35B, com cutaway LiftFan
F-35B Lightning II ilustração em corte
Oi-res cortante do F-35B STOVL Lightning II por vôo global , 2006.
Dados de especificações Lockheed Martin, breve F-35 do Programa, F-35 JSF Estatísticas [
Características gerais
Tripulação: 1
Duração: 51,4 pés (15,67 m)
Envergadura : 35 pés (10,7 m)
Altura: 14,2 pés (4,33 m)
Área da asa: 460 pés ² (42,7 m²)
Peso vazio : £ 29.300 (13.300 kg)
Peso carregado: £ 49.540 (22,470 kg)
Peso máximo de decolagem : 70.000 £ (31,800 kg)
Powerplant : 1 × Pratt & Whitney F135 afterburning turbofan
Empuxo seco: 28.000 lbf (125 kN)
Empuxo com pós-combustor : 43.000 lbf (191 kN)
Capacidade interna de combustível: £ 18.480 (8,382 kg)
Execução
Velocidade máxima : Mach 1.6 + (1,200 mph, 1930 kmh) Testado para Mach 1,53.
Faixa : 1.200 milhas náuticas (2.220 km) em combustível interno
Raio de combate : mais de 590 milhas náuticas (1,090 km) em combustível interno
Teto de serviço : 60000 pés (18.288 m)
Taxa de subida : classificados (não acessível ao público)
Asa de carga : £ 91,4 / ft ² (446 kg / m²)
Empuxo / peso : ** Com combustível cheio: 0,87
Com 50% de combustível: 1,07
g -Limites: 9 g
Armamento
Guns: 1 × General Dynamics GAU-22 / A Equalizer 25 mm (0,984 in) de 4 canos de canhão gatling , montada internamente com 180 voltas
Hardpoints : 6 × postes externos nas asas, com uma capacidade de 15.000 lb (6,800 kg) e 2 baias internas com 2 torres cada para uma carga total de 18.000 armas lb (8,100 kg).
Especificações Comparativas
CTOL-Descolagem e Aterragem Convencional | STOVL-Descolagem Curta e Aterragem Vertical | CV-Versão para Porta-Aviões | |
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Primeiro voo | X-35A Outubro 2000 | X-35B Junho 2001 | X-35C Dezembro 2000 |
Tripulação | 1 Piloto | 1 Piloto | 1 Piloto |
Comprimento | 15,4 m | 15,4 m | 15,5 m |
Largura | 10,7 m | 10,7 m | 13,1 m /9,1 m c/ asas dobradas |
Altura | 4,6 m | 4,6 m | 4,7 m |
Área asas | 42,7 m2 | 42,7 m2 | 57,6 m2 |
Peso vazio | 9,980 kg | 10,660 kg | 10,885 kg |
Máximo à descolagem | 22,680 kg | 22,680 kg | 22,680 kg |
Combustível interno | 8,390 kg | 6,045 kg | 8,900 kg |
Carga máxima | 5,895 kg | 4,990 kg | 7,710 kg |
Carga máxima vs. avião substituído | 1.4 X | 2.0 X | 1.3 X |
Avião Substituído | F-16 | AV-8B Harrier II | F/A-18 |
Velocidade máx. em altitude | Mach 1.5 / Mach 1.8+ | Mach 1.5 / Mach 1.8+ | Mach 1.5 / Mach 1.8+ |
Alcance | 2,000 km | 3,000 km | |
Alcance só Combustível Interno | 2,220 Km | 1,660 Km | 2,600 Km |
Raio de Combate | 1,090 km | 833 km | 1,111 km |
Alcance vs. avião Substituído | 2.5 X | 1.8 X | 2.0 X |
Limite carga G | 9.0 G | 7.0 G | 7.5 G |
Missões / Dia | 3 breves/2 sustentadas | 4 breves/3 sustentadas | 3 breves/2 sustentadas |
Canhão | one 25-mm GAU-12 | one 25-mm GAU-12 externo | one 25-mm GAU-12 externo |
Quantidade Munições | 180 tiros | 220 tiros | 220 tiros |
Armamento
O armamento usado pelo F-35 resulta da combinação de vários vectores que podem ser transportados internamente, para o que estão disponíveis dois porões, ou externamente onde existem quatro pontos de sustentação sob as asas, asas essas que possuem mais dois pontos de sustentação ligeiros e apenas dedicados a mísseis ar-ar (AIM). O armamento é comum ás três versões, quase na sua totalidade e pode ser combinado da seguinte forma:
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