Grupo12Aérea

Controladores ameaçam paralisar tráfego aéreo na Alemanha na quarta-feira


Os controladores de tráfego aéreo alemães deverão iniciar na quarta-feira uma greve geral que poderá paralisar todos os aeroportos do país, depois de fracassadas as negociações para rever o contrato coletivo de trabalho


"É quase certo que entraremos em greve na quarta-feira", confirmou hoje, em Frankfurt, o porta-voz do sindicato dos controladores aéreos (GdF), Hans-Joachim Krüger.

As negociações com a entidade patronal, a Agência Alemã de Segurança Aeronáutica (DFS), foram interrompidas na sexta-feira, por falta de acordo em matéria de promoções na carreira, sobretudo.
A DFS mostrou-se disposta anteriormente a aceitar aumentos salariais de 5,2 por cento para cerca de cinco mil controladores, mas recusou a criação de um novo grupo tarifário que implicaria a promoção de muitos controladores, alegando que isso teria custos incomportáveis.
O GdF garante, por seu turno, que não estão em causa reivindicações salariais, mas sobretudo as más condições de trabalho, destacando o problema da sobrecarga de horas extraordinárias.
Em julho, mais de 90 por cento dos filiados no GdF votaram a favor do recurso à greve, que chegou a estar marcada para princípios de agosto, mas foi anulada à última hora, após a DFS requerer a conciliação, o que, por lei, obriga a respeitar um período de tréguas nos conflitos laborais.
A comissão negociadora sindical deverá decidir ainda na segunda-feira quais as formas de luta a adotar, e poderá anunciar no dia seguinte uma greve para quarta-feira, com 24 horas de antecedência, portanto.
A principal companhia aérea alemã, a Lufthansa, já disse estar preocupada com as consequências de uma possível greve, "que só prejudicará terceiros", disse hoje um porta-voz da empresa, em Frankfurt.
O porta-voz do grupo parlamentar democrata-cristão para a área dos transportes, Dirk Fischer, acusou os controladores de "quererem prejudicar a economia alemã por motivos egoístas", lembrando que estes profissionais ganham, em média, mais de 100 mil euros por ano, e trabalham apenas 25 horas por semana.
Já hoje deverão verificar-se perturbações no funcionamento dos principais aeroportos alemães, devido a plenários do pessoal de terra marcados pelos sindicatos, que se dizem preocupados com a intenção da Comissão Europeia de incentivar a concorrência no setor, o que, no entender dos representantes dos trabalhadores, abre a porta ao chamado `dumping` salarial.



As informações são"RTP".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves 

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.