As companhias de aviação a nível mundial vão fechar o ano com lucros na ordem dos 6,9 mil milhões de dólares (5.000 milhões de euros), acima da previsão de 4.000 milhões (2,9 mil milhões de euros) feita em Junho, mas a rentabilidade das empresas ainda está longe do desejado.
A estimativa foi avançada hoje de manhã por Tony Tyler, o novo director-geral da Associação Internacional do Transporte Aéreo, que fala em "boas notícias", mas que continua preocupado com as margens "extremamente frágeis" (1,2%) da indústria, considerando receitas totais de 594 mil milhões (434.694 mil milhões).
Os resultados de 2011 ficam a dever-se a uma melhor performance do tráfego de passageiros, que deverá crescer 5,9% contra os 4,4% projectado em Junho. O transporte de carga abrandou este ano e a IATA tem tido alguma dificuldade em apresentar previsões, considerando um intervalo que vai de 5,5% a 1,4% de crescimento. A associação diz que as companhias aéreas devem transportar 46.4 milhões de toneladas de carga este ano, abaixo da previsão inicial de 48.2 milhões.
No próximo ano, os lucros devem rondas os 4,9 mil milhões, com receitas de 643 mil milhões, o que irá pressionar ainda mais as margens que devem ficar-se pelos 0,8%, anunciou Tyler em Singapura.
"As companhias de aviação vão fazer um pouco mais de dinheiro em 2011 do que tínhamos pensado inicialmente", reconheceu numa ‘conference call' o director-geral da associação que engloba cerca de 230 companhias de aviação de todo o mundo, apesar de sublinhar que a indústria continua a trabalhar com dificuldades motivadas "pelo preço do petróleo e da incerteza económica".
Dada a forte interligação entre o desenvolvimento econômico e a situação financeira das companhias de aviação, as projecções da IATA foram realizadas em linha com as estimativas para o crescimento do PIB a nível mundial de 2,5% este ano, devendo cair para os 2,4% em 2012. De acordo com a associação, sempre que o crescimento mundial caiu abaixo dos 2,0% a indústria perdeu "muito dinheiro". "Estamos perigosamente próximos desse nível pelo menos em 2012. Qualquer choque nos vai deixar no vermelho", alertou Tyler.
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