Aeroporto de Uberaba Mário de Almeida Franco passa por uma inspeção da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A solicitação veio por meio do Ministério Público e no mês de julho foi realizada uma verificação aeroportuária especial. No relatório, que ainda não está pronto, foram destacadas algumas irregularidades.
A existência de um posto de combustível próximo à pista de pouso dos aviões e de uma casa de festas dentro da área de segurança do aeroporto foi uma das questões avaliadas pelo técnico da Anac. Estabelecimentos estes com alvará de funcionamento da prefeitura. Mesmo sem o relatório finalizado, a Anac ressalta que de fato existem construções e árvores dentro da faixa da pista, consequentemente ferindo a superfície de transição do Plano de Zona de Proteção do Aeródromo (PZPA).
Outra informação foi sobre as condições da pista de pouso dos aviões, em que o aeroporto de Uberaba não teria condições técnicas para receber aeronaves maiores, portanto seriam necessários reparos, como a sinalização. Sobre a informação, a Anac não confirmou tais situações no relatório, entretanto, disse que foram emitidos ao aeroporto de Uberaba avisos aeronáuticos, chamados de Notam, que estabelecem procedimentos operacionais para pouso e decolagem no aeroporto, inexistindo qualquer interdição para o mesmo.
Em relação aos alvarás concedidos pela prefeitura aos estabelecimentos que podem estar funcionando de forma irregular, o secretário de Planejamento, Karim Abud Mauad, não se posicionou, apenas revelou que a intenção é trazer melhorias para o aeroporto de Uberaba, pensando em ampliação da unidade e até mesmo na frequência de voos de algumas empresas. Para isso, adiantou o secretário, vai ser realizada uma reunião com o prefeito Anderson Adauto para apresentar um projeto estruturante para ampliação.
Já em relação ao posicionamento da Infraero, a empresa responsável pelo aeroporto de Uberaba, a equipe de reportagem do Jornal da Manhã tentou contato com a Superintendência Regional do Sudeste, mas não obteve nenhuma resposta até o fechamento da edição.
As informações são"Jornal da Manhã - Uberaba por Geórgia Santos".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Douglas Pereira