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TAM A332 em rota em 21 de maio de 2009, velocidade confiável e altímetro

A TAM Linhas Aéreas Airbus A330-200, matrícula PT-MVB vôo JJ-8091 realizando a partir de Miami, FL (EUA) para São Paulo Guarulhos, SP (Brasil), foi rota no FL370, quando a tripulação notou uma queda abrupta do indicado temperatura exterior e observou Fogo de Santelmo seguido pela perda do sistema de referência de dados aéreos. O piloto automático e sistema de autothrust desconectado, o fly by wire mudou a lei alternativo (e permaneceu na lei alternativo para o restante do vôo), o leme de viagens limitador deactived (e permaneceu desativado para o restante do vôo), a velocidade e altitude indicação foi perdido. A equipe utilizou os instrumentos de espera e foram capazes de restaurar os dados primários em 5 minutos. O avião chegou a São Paulo sem mais incidentes e pousou em segurança. O NTSB está investigando o incidente, de acordo com CENIPA Brasil. . Gravadores de dados de voo, as aeronaves sistema de monitoramento de condição, o testemunho de tripulação e informações meteorológicas estão sendo coletadas pelos investigadores do NTSB O NTSB informou que um incidente semelhante aconteceu com um Airbus A330-300 Northwest em 23 de junho, veja Incident: Northwest A333 sobre Mar da China Oriental em 23 de junho de 2009, da velocidade não confiável .

O NTSB lançou o seu relatório final concluindo a causa provável foi: bloqueio breve e temporário das sondas Pitot em cruzeiro de vôo, provavelmente devido a cristais de gelo no ar, levando a errônea indicação de velocidade do ar ea degradação de automação de avião como projetado. Contribuindo para os incidentes foram de design características das sondas Thales AA, que deixou os mais suscetíveis a gelo cristal de alta altitude gelo do que outros projetos aprovados sonda pitot. O NTSB informou gravações de vôo dados mostraram que a aeronave estava em rota de FL370 em 0,8 mach (260 KIAS) em turbulência moderada e um fora temperatura de -45 graus C, quando a velocidade #1 Air unidade de referência de Dados (ADR capitão) caiu rapidamente 260-60 nós por alguns segundos, em seguida, subiu para 100 nós. Ao mesmo tempo, a altitude de pressão registrado queda de 300 pés. Cerca de um minuto depois as indicações de velocidade o primeiro oficial começou a flutuar também, piloto automático e autothrottle desconectado. O capitão assumiu e começou a voar por referência aos instrumentos de espera que ainda parecia estar funcionando normalmente. Lei de vôo voltaram a alternativa ea NAV ADR DISAGREE mensagem foi exibida. Cerca de 6 segundos após o piloto automático desligado o piloto automático reengaged brevemente duas vezes, um campo de até 7 graus do nariz para cima ocorreram simultaneamente, os comandos passo a partir do stick lado esquerdo foram gravadas, eo avião subiu para FL380. A tripulação virou 60 graus para a esquerda para afastar-se do tempo, o avião desceu para FL365. Cerca de 210 segundos após o problema inicial todas as velocidades normalizadas, a discrepância de altitude e deixou o avião estava no nível FL374. Entradas analógico esquerdo comandou a aeronave até o FL370, então piloto automático e autothrust foram re-contratados. A lei permaneceu em vôo alternativo para o resto do voo, os exames do voo, não mostrou discrepâncias.
Fonte/Via:avherald
Este conteúdo divulgado neste Blog, Sempre é citado como fonte e o link de referência. O conteúdo divulgado e de Responsabilidade de:Denilson Pereira

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