Grupo12Horas.Aérea

Aéreas cancelam quase 50 voos por causa de nuvem de cinzas

As companhias aéreas LAN, do Chile, e Iberia, da Espanha, cancelaram quase 50 voos nesta quinta-feira (9) por causa da nuvem de cinzas no espaço aéreo do Cone Sul. O vulcão Puyehue voltou a expelir cinzas nesta manhã.
Os aviões da LAN vão deixar de fazer 45 voos internacionais, sendo principalmente, com partida ou destino a Buenos Aires, Santiago, Lima e Montevidéu. Na Argentina, 27 voos domésticos foram cancelados hoje e mais dez marcados para amanhã foram suspensos.

A Iberia vai deixar de fazer três voos entre Madri e Buenos Aires. Além disso, a empresa precisou desviar para o Chile a aeronave do voo IB6847 como medida de segurança, porque as cinzas atrapalharam a condução do avião.

Apesar da atividade no Puyehue-Cordón Caulle ter diminuído nas últimas horas, os efeitos da nuvem de cinzas que há vários dias afeta a atividade aérea no cone sul americano, voltaram a ser sentidos nesta manhã no Uruguai e na Argentina.

"Estamos em condições similares às da terça-feira", quando foram cancelados 90% dos voos no Aeroporto Internacional de Carrasco, em Montevidéu, "mas agora todos os voos estão cancelados", disse à Agência Efe Jorge Bentos, chefe de operações terrestres da Puerta del Sur, a empresa concessionária do terminal.

Bentos esclareceu que "de acordo com a previsão meteorológica" para esta quinta-feira, "é altamente provável que no dia de hoje nenhum voo decole, nem sequer os com destino à Europa ou aos Estados Unidos".

O último movimento registrado foi às 6h do horário local (mesmo de Brasília), quando um avião da TAM partiu rumo a São Paulo. O agravamento da situação se deve ao fato de que "a nuvem está em território uruguaio, sobretudo na parte central do país, em Durazno, em direção ao sul, a Montevidéu e Colonia", a localidade mais próxima a Buenos Aires.
A Direção Nacional de Meteorologia emitiu para esta quinta-feira uma advertência de nível laranja (perigoso) para todo o país a partir das 10h até às 6h da sexta-feira, e previu uma "redução significativa da visibilidade", que será "inferior a mil metros".

Alguns uruguaios que ligaram para as rádios de diferentes pontos do país relataram que seus veículos e suas casas apresentavam uma incomum camada de pó cinza nesta manhã.

Mantega e Mujica

O ministro da Fazenda do Brasil, Guido Mantega, e o presidente do Uruguai, José Mujica cancelam viagens por causa de cinzas do vulcão.

Mantega ia para a Argentina, mas todos os voos internacionais e domésticos dos aeroportos de Buenos Aires foram suspensos. Ele participaria de um jantar no Conselho de Ministros da Economia da Unasul (União das Nações Sul-Americanas) e de uma reunião deste grupo na sexta-feira (8).

Mujica cancelou uma viagem de helicóptero, também para Buenos Aires. Ele ia se reunir com Cristina Fernández de Kirchner, para uma reunião que o governante decidiu de última hora e que não estava na agenda oficial.


Fonte/Via:R7
Este conteúdo divulgado neste Blog, Sempre é citado como fonte e o link de referência.
O conteúdo divulgado e de Responsabilidade de:Camila Santos 

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.