Grupo12Horas.Aérea

A passagem (barata) sumiu

É sempre o mesmo drama: a companhia aérea anuncia passagens superbaratas e o cliente dificilmente consegue encontrá-las. Nos sites das empresas, onde normalmente elas são compradas, não é publicado o número de poltronas promocionais disponíveis em cada voo nem indicação de quais voos (dias e horário) entraram na promoção. Ou o cliente desiste da compra, ou adquire bilhetes mais caros. A reportagem consultou as quatro principais empresas aéreas do país – Azul, Gol, TAM e Webjet – para saber por que essas informações não são claras e também para buscar dicas de como os passageiros podem encontrar passagens em conta. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) não tem nenhuma forma de regulamentar as promoções. Segundo a entidade, "as tarifas praticadas pelas companhias aéreas são livres. Logo, não cabe regulação a esse respeito". Caso o cliente se sinta lesado, deve procurar o órgãos de defesa do consumidor, como o Procon ou Idec.

Azul

A porcentagem de poltronas a preços promocionais nos voos varia, segundo o diretor de marketing da Azul, Paulo Nascimento. "Não compensa fazer com poucos assentos por conta do custo da veiculação da oferta", afirma. Se o cliente ligar para o call center da companhia (4003-1118), os atendentes estão preparados para indicar os voos em que há passagens promocionais, de acordo com ele. A empresa também publica nas redes sociais os voos promocionais.

Nas tarifas mais planejadas, em que o cliente compra com bastante antecedência, há normalmente de 5% a 15% dos assentos com bons preços. As regras tarifárias da Azul, para encontrar tais passagens baratas, são antecedência de compra (de 15 a 21 dias) e um mínino de dias que o cliente deve ficar no destino.

"O mercado corporativo paga pela urgência, não se planeja e voa em horarios concentrados, por isso paga pela tarifa mais cara", afirma Nascimento. As passagens aéreas mais baratas da companhia, sem que estejam em promoção, são encontradas em voos de sábado à tarde, domingo de manhã e às terças e quartas no meio do dia.


TAM

A TAM não divulga a quantidade de assentos oferecidos em cada promoção porque considera que esse dado é estratégico. Além das promoções, chamadas Megapromo e realizadas em fins de semana (com até 90% de desconto), no hotsite Ofertas TAM há ofertas de passagens, atualizadas semanalmente, com links diretos para os voos em promoção. Ele também tem dicas sobre os melhores dias e horários para o cliente viajar, indicando os preços de passagens mais vantajosos, como em voos noturnos, às terças, quartas e sábados, compra com 30 dias de antecedência ou permanecer pelo menos 10 dias no destino.

Outra dica fornecida pela companhia é viajar fora dos horários de pico (no início da manhã e no fim da tarde), entre 10h e 16h, principalmente quem viaja a lazer e tem horário flexível. "Com esse estímulo, as taxas de ocupação nesses horários vêm subindo consistentemente", afirma a empresa. Planejar a viagem com três meses de antecedência também é uma boa – e se for baixa temporada, ainda melhor.


Webjet
O número de assentos disponíveis nas ações promocionais varia muito de acordo com o período do ano e as praças que serão ofertadas. Muitas das vezes participam todos os assentos oferecidos pela companhia para todos os destinos voados. Mas geralmente a Webjet trabalha com o número mínimo de 10 assentos por voo participante. A Webjet afirma que em seu site o cliente encontrará os menores preços do mercado. Caso ele encontre uma tarifa menor em outra companhia, receberá todo o valor pago de volta em forma de crédito para uma futura compra. Mas é preciso que se trate do mesmo voo e com as mesmas características (data, itinerário e número de passageiros).

"Ao divulgarmos maciçamente uma promoção, por maior que seja o volume de assentos reservados para isso, eles esgotam-se rapidamente. Porque a demanda é grande e ávida por tarifas maia competitivas", diz o comunicado da empresa, que também revela que o regulamento de cada promoção traz consigo o número de assentos participantes da promoção. Essa última informação, no entanto, não foi confirmada pela reportagem, uma vez que não foi encontrada a página com o regulamento da promoção atual, de Dia das Mães.

No blog da empresa há uma área destinada a informar sobre as ações promocionais. Para as viagens planejadas, e com preços mais atraentes, a empresa indica que a compra seja com 14 dias de atencedência, sem permanência mínima no destino.


GOL
A reportagem recebeu o seguinte comunicado da GOL: "A GOL informa que, para toda promoção é disponibilizado um número limitado de assentos por aeronave, divulgado juntamente com o regulamento, que varia de acordo com o trecho operado. Para adquirir os bilhetes com as melhores tarifas, os clientes devem ficar atentos às restrições específicas de cada ação promocional, sempre publicadas no site www.voegol.com.br". A reportagem, no entanto, não encontrou o número de assentos disponibilizados nas promoções, apenas um número mínimo (10) – neste caso, na promoção do Dia das Mães e da Você faz a festa (imagem acima). A reportagem também não encontrou, no site da companhia, indicações de quais voos possuem assentos promocionais, nem dicas dos melhores horários e dias para viajar barato.



Fonte/Via:Galileu
 Este conteúdo divulgado neste Blog, Sempre é citado como fonte e o link de referência. O conteúdo divulgado e de Responsabilidade de:Camila Santos 

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.