O Embraer EMB-120 Brasília é um avião turbohélice bimotor pressurizado de alta-performance, desenvolvido pela fabricante brasileira Embraer.
Com capacidade para trinta passageiros, foi um avião largamente adotado por companhias aéreas regionais norte-americanas e européias, que adquiriram o tipo principalmente nas décadas de 80 e 90.
O Brasilia está equipado com motores Pratt & Whitney dotados de hélices quadripás da marca Hamilton, tem velocidade máxima de cruzeiro de 583 km/h e alcance de 1.482 km.
Após os bons resultados obtidos com o Bandeirante, a Embraer lançou em abril de 1980 o projeto do Brasília, que logo alcançou uma carteira de pedidos com mais de 100 unidades, garantindo o sucesso do avião.
Seu primeiro vôo foi em 27 de julho de 1983, entrando em serviço em outubro de 1985, pela empresa norte americana ASA - Atlantic Southeast Airlines.
Na metade da década de 90, a Embraer submeteu às autoridades aeronáuticas brasileiras, norte-americana e europeia um novo Plano de Manutenção Programada do EMB-120 Brasília, visando uma significativa redução de aproximadamente 10% no custo operacional do equipamento turbohélice, com intervalos maiores entre revisões. Isto tornou este avião quase tão competitivo quanto o consagrado turbohélice regional ATR-42 Aerospatiale, seu principal concorrente .
Nessa mesma época, uma nova versão "Quick Change" do EMB-120 Brasília foi lançada, adaptada para transporte de passageiros e para transporte de carga, aumentando assim a produtividade do equipamento.
Mais de 350 unidades de EMB-120 Brasília estão voando no mundo inteiro, comprovando assim as boas características deste turbohélice regional para transporte de passageiros.
O modelo ainda se encontra em fabricação, porém sem pedidos em carteira.
Ficha técnica
- Tripulação: dois pilotos e um comissário de bordo
- Capacidade: 30 passageiros
- Comprimento: 20,00 m (65 pés 7 ½ pol)
- Envergadura : 19,78 m (64 ft 10 ¾ in)
- Altura: 6,35 m (20 pés 10)
- Área da Asa: 39,4 m² (424 km ²)
- Aerofólio : NACA 23018 (modificada) na raiz, NACA 23012 na ponta
- Aspecto : 9.9:1
- Peso vazio : 7,070 kg (£ 15.586)
- Peso máximo de decolagem : 11,500 kg (£ 25.353)
- Powerplant: 2 × Pratt & Whitney Canada PW118/118A/118B turboélices , 1.340 kW (1.800 shp) cada
- Peso Máximo de Pouso: 11,250 kg (£ 24.802)
Desempenho
- Velocidade máxima : 608 quilômetros por a hora (328 nós, 378 mph) e 20.000 pés (6.100 m)
- Velocidade de cruzeiro : 552 kmh (298 nós, 343 mph)
- Velocidade de estol : 162 quilômetros por a hora (87 nós, 100 mph) (CAS), (flaps para baixo)
- Faixa : 1,750 km (945 milhas náuticas, 1.088 mi) (30 passageiros, reservas para 100 milhas náuticas desviar e prender 45 min)
- Teto de serviço : 9.085 m (29.800 pés)
- Descolagem : 1.420 m (4.660 pés) no mínimo
Reportagem: Denilson Pereira