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Anac incentiva queixa pelo 0800, mas não resolve casos


Depois do fechamento do balcão de atendimento da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) no aeroporto Leite Lopes, os passageiros das companhias aéreas passaram a registrar as queixas apenas pelo 0800, desde o mês passado.
No entanto, mesmo com esse canal de comunicação disponível, não há qualquer garantia que o usuário terá sua reclamação apurada pela agência ou mesmo receberá retorno sobre o andamento do caso.
A reportagem do A Cidade testou o serviço ao registrar uma queixa contra uma companhia no dia 24 de março, depois que o atraso de um voo causou tumulto no aeroporto.
Do Leite Lopes, ligamos  para o 0800. No primeiro momento, não houve qualquer dificuldade para falar com as atendentes.
Já a reclamação foi formalizada em 10 minutos. Portanto, 20 dias depois não houve qualquer retorno sobre o andamento do processo. As atendentes informaram que uma primeira resposta seria enviada para o e-mail dentro de 10 dias.
A reportagem constatou no site da Anac que não houve qualquer avanço na investigação sobre o porque do atraso do voo, e se a empresa pelo menos teria sido notificada. Na internet aparece apenas que o processo aberto encontra-se em providência.
Para registrar a reclamação, é preciso informar os dados pessoais do repórter, do voo - como origem e destino. Depois de relatar o problema, a atendente elabora um texto e lê para aprovação, antes de concluir o processo. Ela ainda informa os direitos do consumidor no caso de atrasos e cancelamentos.
Após concluir o registro da queixa, a agência informa um número de protocolo para que o passageiro possa acompanhar o andamento pela internet.
Para os usuários, a Anac trata os passageiros com descaso. "Antes tínhamos a comodidade de ter o balcão da Anac no aeroporto, mas agora tiraram e pedem para usar o telefone. Mas não funciona", diz o advogado Pablo Meirelles.
Sobre o teste realizado por A Cidade, a Anac informou que não há prazo regulamentado para que as empresas respondam a manifestações de usuários.
A agência diz que se compromete a responder apenas, dentro de 15 dias, informação sobre serviços prestados por ela.
Já em relação ao andamento da reclamação formalizada pela reportagem de A Cidade, a assessoria de imprensa informou que uma notificação foi encaminhada à empresa aérea e ainda encontra-se pendente de resposta. 


Fonte/Via: Jornal A Cidade por Wesley Alcântara
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 O conteúdo divulgado e de Responsabilidade de: Denilson 

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