Grupo12Horas.Aérea

Anac aplica 1ª punição a pilotos norte-americanos

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) emitiu 3 autos de infração aos pilotos norte-americanos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino e a empresa ExcelAire, responsáveis pela queda do Boeing 1907 da Gol que ocorreu em setembro de 2006 e fez 154 vítimas. Esta é a primeira punição aos acusados e demonstra que a Agência reconhece a falha dos 2 pilotos e da empresa dona do jato que eles pilotavam.


Dois autos de infração são destinados a Joseph Lepore e tripulação, e outro para a empresa ExcelAire. As punições ocorreram em virtude de a tripulação ter preenchido o plano de voo com dados inexatos, pois Lepore colocou no planejamento que possuía autorização para voar em RVSM (Reduced Vertical Separation Minimum), que significa espaço aéreo vertical reduzido. Após o acidente, investigações comprovaram que ele não tinha a carta de autorização para navegar com separação reduzida às demais aeronaves, chamada de LOA (Letter of Authorization). A autuação à empresa ExcelAire relata que ela permitiu a operação de voo dos pilotos sem ter a carta de autorização.


David da Costa Faria Neto, superintendente de segurança da Anac, explica que cada autuação gera um processo administrativo, que é encaminhado aos infratores, sendo que eles têm um prazo de 20 dias para se manifestar. Além disso, serão encaminhadas notificações à FAA (Federal Aviation Administration; órgão similar à ANAC nos Estados Unidos) e ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo para que eles tomem as providências cabíveis.


Segundo o Acordo de Cooperação Jurídica 3.810 de 2001, as decisões do poder judiciário brasileiro devem ser seguidas e respeitadas pelo poder judiciário norte-americano. Para Rosane Gutjahr, diretora da Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Voo 1907, este reconhecimento da Anac deverá finalmente fazer com que os pilotos tenham seus brevês cassados, a garantia de que serão efetivamente presos quando a sentença do processo criminal for dada e um início de Justiça. "Até hoje os 2 pilotos trabalham normalmente, um na própria ExcelAire e outro na American Airlines. O reconhecimento das falhas por parte da Anac é de suma importância para nós. Não teremos nossos familiares de volta mas, com decisões como esta, sentimos aos poucos termos parte de nossa dignidade retomada", diz
.
Fonte/Via: Gazeta Digital
Este conteúdo divulgado neste Blog, Sempre é citado como fonte e o link de referência. O conteúdo divulgado e de Responsabilidade de:Douglas Pereira

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.