Grupo12Horas.Aérea

Gol vai montar uma escola para formar novos pilotos


De olho no risco de um “apagão” de pilotos e na necessidade de formar mão de obra especializada para o setor de aviação, a companhia aérea Gol vai montar sua própria escola para agilizar a formação dos profissionais. O serviço será semelhante ao feito pela concorrente TAM. A remuneração de um piloto hoje é bastante atrativa, mas a formação hoje exige tempo e disciplina e também pode custar caro para a maioria dos brasileiros.
“O curso terá duração de dois meses e será gratuito. Ao final das aulas, os dez alunos com os melhores desempenhos serão selecionados como aprendizes para trabalhar na companhia”, explica o diretor de colaboradores e gestão da Gol, Felipe Sommer. Para participar, é preciso ter até 22 anos e ter estudado em escola pública, sem índice de faltas e com boas notas. Desde sua fundação, em 2001, a Gol treina seus pilotos no centro de uma empresa canadense que produz simuladores, a CAE, em São Paulo.
Para se ter ideia da necessidade do mercado, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o número de voos domésticos cresceu 23% no Brasil no ano passado, enquanto a quantidade de pilotos e co-pilotos, apenas 5%. Para incentivar a formação de mão de obra, a Anac criou um projeto de bolsas de estudo, no qual a agência cobre 75% dos custos de formação prática de um piloto ou mecânico (os demais 25% ficam por conta do aluno).
A formação de piloto é um investimento pesado, envolve valores médios de R$ 14 mil para piloto privado e de R$ 35 mil para piloto comercial. A remuneração, por sua vez, fica entre R$ 8 mil e R$ 30 mil (no caso de comandantes). O primeiro passo para quem deseja seguir a carreira é procurar uma escola de aviação homologada pela Anac (através do endereço www.anac.gov.br/educator é possível conferir as instituições) e se inscrever no curso de piloto privado, que é dividido entre a parte teórica e a parte prática. Quando o aluno é aprovado na parte teórica, fica habilitado a cursar a prática – similar ao processo de tirar carteira de habilitação. Os pré-requisitos são ter 18 anos e ter ensino fundamental completo.
O aluno estudará, entre outras matérias, regulação aeronáutica, conhecimento técnico sobre aeronaves, desempenho e planejamento de voo, meteorologia, navegação aérea e teoria de vôo. Para atuar, é preciso ter também, no mínimo, 40 horas de voo. No caso de pilotos comerciais, é preciso ter concluído o ensino médio e já possuir a licença de piloto privado. O aluno passará por cadeiras semelhantes no curso, mas de uma maneira mais aprofundada. E precisará ter, no mínimo, 200 horas de voo. Com essa licença, é possível atuar como piloto de táxi aéreo. Para obter a licença de piloto de linha aérea, por sua vez, o candidato deve ser maior de 21 anos, já possuir a licença de piloto comercial e ter realizado, no mínimo, 1.500 horas de voo. Com essa licença o aluno estará apto a iniciar a carreira (normalmente como copiloto) em uma companhia aérea.
Quem deseja ser piloto da Aeronáutica, precisa passar por um curso da Força Aérea Brasileira (mais informações: www.fab.mil.br).
Segundo o coordenador do curso de aviação da Anhembi Morumbi, Edson Gaspar, o problema da mão de obra no País é que muita gente começa o curso, mas não consegue terminar por conta do custo elevado. Além disso, muitos pilotos estão se aposentando e outros indo trabalhar no exterior atraídos por maiores salários.


Via:Portogente

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.