A empresa, parte da empresa aeroespacial européia EADS, também tem planos de trabalhar mais estreitamente com os fabricantes japoneses, como fabricantes de materiais para reforçar sua presença no país, a Airbus Japão CEO Stephane Ginoux disse à Reuters em uma entrevista.
"Se possível, queremos que os fabricantes japoneses a fazer mais de 10 por cento, ou até mesmo 20 por cento, dos nossos aviões", Ginoux disse, referindo-se superjumbo A380 da empresa, para que as empresas japonesas atualmente contribuem com cerca de 4 por cento das peças.
A Boeing, que detém actualmente cerca de 90 por cento dos passageiros de avião do Japão no mercado, tem-se esforçado para entregar o primeiro do longamente adiado 787 Dreamliner, que são quase três anos de atraso.
O cronograma de entrega das últimas 787, 35 por cento feita pela japonesa fabrica, já está definido para o terceiro trimestre de 2011.
Airbus assinou um contrato de leasing para 10 A320-200s com a A & F Aviation, uma operadora orçamento criado pela All Nippon Airways e investidores de Hong Kong First Eastern Investment Group.
Ginoux, que se tornou o chefe da Airbus no Japão em Julho de 2010, não especificou como a empresa aumentasse as vendas, mas disse que a empresa pretende captar mais de 20 por cento do jato japonês de passageiros no mercado dentro de cinco anos através de novas encomendas, em comparação com cerca de 10 por cento actualmente.
A Airbus entregou 510 aviões um recorde mundial no ano passado, subindo de 498 em 2009, superando a Boeing para o oitavo ano consecutivo.
Via:Reuters