Grupo12Horas.Aérea

AZUL expande operações com introdução do ATR 72-200

Focada em seguir sua linha de constante expansão, a Azul inicia o ano antecipando a chegada dos ATR, arrendando turboelices ATR 72-200, enquanto os modelos 72-600 estão sendo produzidos e certificados. Nos planos da companhia está a chegada em mais de 20 cidades, totalizando aproximadamente 50 destinos até o final de 2011.

“Os ATR são ideais para percorrer curtas distâncias, de até 500 quilômetros. Os novos modelos de aeronaves seguirão o mesmo padrão de qualidade e modernidade dos nossos jatos”, comentou o fundador e presidente do Conselho da Azul, David Neeleman.

Entre encomendas firmes e opções, a companhia negociou 40 aeronaves ATR 72-600 por US$ 850 milhões, em contrato anunciado em julho do ano passado. A estratégia da Azul é ligar cidades do interior às principais capitais do País com voos curtos, tarifas competitivas e com diversas freqüências por dia, por meio dos ATR que entram para a frota da Azul a partir de 1º de março.

"Vamos empregas os ATR de forma distinta, como um novo vetor de crescimento para a Azul, mas também para a aviação nacional. Pela primeira vez uma companhia irá ligar pontos secundários a grandes cidades", comentou o diretor de marketing da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, Gianfranco Panda Beting.

De acordo com Neeleman, em quase 50% das rotas da Azul ela não tem concorrência. "Nós buscamos as cidades fora do eixo, carentes de serviço. E assim criamos novos viajantes. Queriamos agregar novas cidades e achamos muitos lugares, por isso investimos nos ATR", explicou.

Novos mercados 

Inicialmente as novas aeronaves, duas operando e uma em solo de reserva, irão atender São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, com voos diários de Viracopos, em Campinas. "Logo iremos anunciar as tarifas, que claro, incialmente terão valores promocionais, em fevereiro já iniciaremos venda de bilhetes", adiantou Neeleman.

Segundo o presidente da companhia, Pedro Janot, a Azul já inicia o ano com realizações. "Estamos criando uma ponte aérea entre São Paulo e o interior, a grande Campinas. E por isso devo corrigir meu colega, não falamos de cidades secundárias, mas sim grandes pólos econômicos aos quais criamos conectividade", disse.

"Antecipamos a operação dos ATR já que o que realmente compramos fica pronto e certificado no final do ano, mas recebemos estes modelos 72-200 para iniciar as rotas, até a chegada dos 600. Ontem mesmo já realizamos o voo de demonstração para Anac (Agência Nacional de Aviação Civil)", explicou o vice-presidente Técnico-Operacional da Azul, Miguel Dau.

"As duas rotas terão voos diários que poderão conectar para 28 outros destinos atendidos pela Azul, sem contar com aqueles ligados pelos ônibus da empresa, subindo o número para 34 destinos. Por dia esperamos atender entre 500 a 550 passageiros nestas duas cidades", comentou Janot. Entre algumas das cidades que serão conectadas por estes novos voos dos ATR estão: Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis e Joinville (SC), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Maringá (PR), e Brasília (DF).

Com o plano de expansão a Azul espera aumentar sua participação no mercado aéreo brasileiro, hoje na casa dos 7,3%. Segundo dados da Anac, a Azul foi a empresa que mais cresceu em 2010, fechando o ano com uma aumento de 103% na demanda por voos em relação a 2009. "Estamos com quase 7 milhões de passageiros transportados, fechamos 2010 com 4,4 milhões. Nossa estimativa é fechar este ano com quase 9 milhões", afirmou Panda.

O executivo faz questão de ressaltar que esta iniciativa da Azul não é uma ação reativa, frente ao constante interesse das concorrentes na aviação regional. "Isto já fazia parte dos planos da Azul desde o ínicio, sempre quisemos conectar destinos não trabalhados as capitais. E diferentemente das outras não estamos ampliando através de acordos", disse.


Via:Brasilturis Jornal por Carolina Maia

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.