Grupo12Horas.Aérea

Grupos menores já têm 18% do mercado aéreo

O crescimento de dois dígitos registrado pelo setor de aviação civil está surpreendendo até mesmo as companhias aéreas. Com um aumento de quase 30% na demanda por voos domésticos em setembro em relação ao mesmo mês do ano passado, o setor vê um avanço na participação das companhias de menor porte, que já respondem por quase 18% do mercado, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

"Esse crescimento está acima do esperado. Estimávamos um aumento da demanda de até 20%", afirma Allemander Pereira, consultor do Sindicato Nacional das Empresas Áreas. Segundo ele, o aumento da participação das regionais no transporte aéreo doméstico é resultado do crescimento acelerado pelo qual passam as cidades de menor porte, exploradas pelas empresas com viés regional.

"Isso mostra a pujança do interior do Brasil. As regionais estão liderando o crescimento, que está sendo puxado pelas rotas que ligam cidades de médio porte, e não capitais", avalia Pereira.

De acordo com a Anac, a Passaredo continua crescendo em ritmo acelerado: 130,89% em relação a setembro de 2009, e detém 0,68% de participação no mercado doméstico. A Trip registra crescimento de 89,76% no mesmo período.

O avanço das empresas de menor porte também está ligada à incorporação de mais aviões às suas frotas, diz Pereira. "São aviões novos, mais modernos, que permitem um preço competitivo que as torna capazes de competir com os ônibus."

Divisão. A participação de mercado no transporte doméstico é liderada pelo Grupo TAM, formado por TAM e Pantanal (42,40%), seguido pela Gol/Varig (39,46%). Na terceira posição aparece agora a Azul (6,7%), seguida da Webjet (5,34%). Em quinto lugar está a Avianca (2,84%), e a Trip vem em sexto (2,26%). Segundo a Anac, também houve aumento na taxa de ocupação dos voos com origem e destino no Brasil: de 66,43% em setembro de 2009 para 73,38% em setembro deste ano.

A união de preços competitivos à emergência de uma nova classe média no País dão força para o setor se expandir. "As passagens começaram a caber no bolso da classe C. Em busca desses consumidores, as empresas estão ampliando os pontos de venda de passagens", explica o consultor.

Este ano, a TAM anunciou que passaria a oferecer passagens nas lojas das Casas Bahia e a Azul começou uma parceria com a rede varejista Magazine Luiza.

No mercado internacional operado por empresas brasileiras, o aumento da demanda em setembro também foi alto: 26,97% ante igual mês do ano passado. "Pelos meus cálculos, teremos o melhor ano da década em passageiros transportados por quilômetro, superando 2005", afirma Pereira.

Nesse mercado, o Grupo TAM tem 84,54% de participação e a Gol/Varig, 15,42%. A taxa de ocupação nos voos internacionais é de 82,20%, o que representa alta de 8,49 pontos porcentuais em relação a setembro de 2009.

Fatias

42,40% é a participação da TAM, a líder do mercado aéreo

39,46% é a participação da Gol/Varig no mercado aéreo

6,7% é a fatia de mercado da Azul, a terceira colocada

Fonte: Jornal O Estado de S.Paulo

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.