Grupo12Horas.Aérea

Prejuízos da TAP agravam no semestre para os 79 milhões

A companhia aérea recordou que este período é afectado pela “sazonalidade que caracteriza a operação da TAP faz que os resultados do primeiro semestre sejam habitualmente inferiores aos da segunda metade do ano e, embora se registe uma recuperação no sector, sobretudo fora da Europa, mantêm-se os factores exógenos de incerteza que têm afectado a aviação comercial nos últimos dois anos”.


Quanto ao negócio da aviação, as perdas da TAP foram de 36,9 milhões de euros, no período em análise, mais 27,1 milhões do registado no homólogo, avançou a transportadora em comunicado.

A operação da companhia aérea foi prejudicada pelo aumento do preço do combustível e pela perdas causadas pela nuvem de cinzas provada pela erupção do vulcão da Islândia.

Em comunicado, a TAP adiantou que nos primeiros seis meses, transportou mais de 4,073 milhões de passageiros, mais 5,7% do que em 2009, com crescimentos expressivos de 33,5% no tráfego do Brasil e de 12,3% em África.

Os prejuízos neste semestre foram superiores aos registados no mesmo período do ano passado, no entanto a companhia dá a entender que poderiam ser superiores, não fossem “as acções desenvolvidas pela empresa no sentido de minimizar o impacto do agravamento de 70 milhões na factura do combustível e dos 22 milhões das perdas resultantes da erupção do vulcão islandês”.

O custo do combustível agravou-se em 44,4%, passando de 157,6 milhões de euros no primeiro semestre de 2009 para 227,7 milhões entre Janeiro e Junho do corrente ano.

A TAP explicou que “a erupção, em Abril, do vulcão contribuiu igualmente para que este fosse o único mês do semestre em que a TAP registou uma redução no tráfego de passageiros (menos 7,8%), tendo aumentado em todos os restantes cinco meses, entre 3,7% em Janeiro e 13,9% em Junho”.

“As perdas provocadas pela erupção do vulcão da Islândia, em Abril, e o agravamento do preço do petróleo penalizaram os resultados da TAP no primeiro semestre de 2010, embora minimizados pelo crescimento de 15,2% da operação (PKU)”, acrescentou a mesma fonte.

A taxa de ocupação dos aviões registou igualmente um aumento ultrapassando os 71,2%, contra os 64,4% verificados no mesmo período de 2009.

Fonte:Jornal de Negócios - Portugal por Ana Torres Pereira
Abaixo tem uma Maps

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.