A necessidade crescente de ganho de escala acelerou o processo de concentração do mercado de aviação nos últimos anos.
Em maio, United e Continental anunciaram a união de suas operações, movimento que criou a maior companhia do setor no mundo. Elas superaram, com isso, a Delta, que havia se tornado a maior do mundo em 2008 ao comprar a Northwest.
Em abril, a inglesa British Airways e a espanhola Iberia também anunciaram a união de suas operações, que criou a terceira maior companhia aérea da Europa e uma das cinco maiores do mundo. Antes, em 2004, já no início desse movimento de consolidação, a Air France e a holandesa KLM também fecharam decidiram se unir. A alemã Lufthansa, por sua vez, comprou a Austrian Airlines em 2008, três anos depois de ter incorporado também a Swiss Airlines.
O fenômeno não chegou à América Latina com a operação fechada entre TAM e Lan. Em outubro do ano passado, a colombiana Avianca, controlada pelo boliviano naturalizado brasileiro Germán Efromovich, e a salvadorenha Taca acertaram a fusão de suas operações. Da união nasceu uma empresa com receita de US$ 3 bilhões - pouco mais de um terço da receita combinada de TAM e LAN.
Também nesse processo de consolidação, ainda que em uma operação de menor escala, a TAM comprou no ano passado, por R$ 13 milhões a Pantanal, empresa que atua no mercado de aviação regional.
fonte: IG economia
Por ganho de escala, empresas aéreas acentuam concentração
About Grupo12Horas.Aérea -
Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.