Quebre seu porquinho e veja se tem entre US$ 5,5 milhões e US$ 7,5 milhões. Tem? Que bom. Você já pode encomendar seu Piaggio Aero P180 Avanti II. Vá, pergunte logo: "O meu o quê?". É, o seu Piaggio Aero P180 Avanti II, o turboélice que transporta os pilotos de Fórmula 1 da Ferrari e que, agora, está sendo vendido no Brasil, exclusivamente, pela empresa pernambucana Noar Aviação. A aeronave destaca-se pela velocidade, pelo silêncio, pelo conforto e, como você deve ter percebido, pelo preço. É a vida# Quem pode voa, quem não pode volta a ser criança e dá tchau para o aviãozinho.
Piaggio Avanti II tem capacidade para 9 passageiros e 2 tripulantes. Foto: Inês Campelo/DP/D.A Press
Aviãozinho mesmo. O Avanti II está longe de ser um modelo de grande porte, mas compensa pelo espaço interno (1,75 metro de altura e 4,5 metros de comprimento) e pela disponibilidade de layouts, isto é, de mudanças nas posições e número de poltronas. Dá para levar toda a turma (capacidade máxima de nove passageiros e dois tripulantes), curtir uma viagem solitáriaou usar a aeronave para o transporte de pessoas doentes. Isso porque a estrutura permite substituir alguns assentos por macas ou camas médicas.
Além da disposição dos assentos, o proprietário pode definir com o que vai se entreter durante o voo. Opções não faltam: sistema de som, DVD, Blueray# O problema é que elas dão uma força considerável para elevar o preço do Avanti II. Por isso, se você só tiver US$ 5,5 milhões, contente-se com a paisagem na janela e a visão da cabine do piloto.
Está certo, isso não é muito divertido. Mas, pelo menos, ninguém vai ter que esperar tanto assim. Afinal, o modelo italiano não deixa a dever aos grandes aviões comerciais quando o assunto é velocidade. O Avanti II chega a nada menos que 745 quilômetros por hora. Outro ponto positivo é a autonomia de 2.722 quilômetros, mais ou menos a distância entre o Recife e São Paulo, principal centro de negócios do país.
E é, exatamente, no mundo dos negócios que a Piaggio e a Noar Aviação estão de olho. "Queremos atender a empresários detodas as regiões por igual, de acordo com suas características. Em Sâo Paulo, há demanda para modelos de luxo, privados ou para táxi aéreo. No Nordeste, por sua vez, o forte deve ser o uso compartilhado", explica Rodrigo Teixeira, executivo da área comercial da Noar.
A Noar Aviação planeja conquistar uma boa parcela do mercado nacional de aeronaves leves (até seis passageiros) e médias (de seis a dez), que registra de 200 a 300 vendas por ano. Em 2010, a companhia espera negociar duas ou três unidades. O "brinquedinho" chega da Itália ou dos Estados Unidos em três ou quatro meses.
Se você está interessado, pode correr atrás. Segundo Rodrigo Teixeira, os bancos Bradesco, Itaú e Pine já têm cadastro do Avanti II para financiamento. Mas não esqueça que avião é como carro, apartamento e cachorro: não basta comprar; tem que manter. Prepare-se para gastar com tripulação, tarifas aéreas, manutenção e combustível. O custo depende das características de uso, mas, geralmente, fica em torno de R$ 1.500 por hora de voo.Nem tanto para quem tem mais de US$ 5 milhões, mas suficiente para deixar muita gente na vontade e dando tchau para o aviãozinho.
Informações técnicas
Piaggio Aero P180 Avanti II
Capacidade máxima: 9 passageiros + 2 tripulantes
Velocidade máxima: 745 quilômetros por hora
Autonomia (combustível): 2.722 quilômetros (cerca de 5 horas de voo)
Comprimento: 14,41 metros
Comprimento interno: 4,5 metros
Altura: 3,98 metros
Altura interna: 1,75 metro
Vão: 14,03 metros
Área das asas: 16 metros quadrados
Limite para bagagem: 150 quilos
Fonte: Noar Aviação