Grupo12Horas.Aérea

Acidente com avião da Embraer na China ocorre em meio a negociações

A China é o segundo maior mercado para a Embraer depois dos Estados Unidos e o acidente com o E-190 ocorre no momento em que a empresa brasileira tenta convencer as autoridades de Pequim a autorizarem a produção desse modelo em uma fábrica no nordeste do país, onde atualmente é montado um avião menor da companhia brasileira, o ERJ-145.

As negociações se arrastam desde o ano passado e a China resiste em dar sinal verde à fabricação do E-190. Sem isso, a Embraer teme perder espaço no mercado de aviação que cresce mais rapidamente em todo o mundo.

A falta de acordo coloca em risco a venda de 45 jatos E-190 encomendados pela Kunpeng Airlines em 2007, cuja entrega é adiada pelos chineses desde então. Kunpeng é o antigo nome da Henan Airlines, a empresa que possui 5 aviões E-190 em sua frota, um dos quais caiu no nordeste da China anteontem. Com o acidente, as negociações devem ficar ainda mais difíceis.

A produção do modelo no país asiático seria uma forma de garantir a venda das 45 aeronaves. A China tem uma forte política industrial para o setor e dá prioridade à compra de aviões que tenham sido ao menos parcialmente produzidos no país.

A fábrica localizada na cidade de Harbin, próxima da fronteira com a Rússia, é fruto de uma joint-venture com a estatal AVIC e entregará as últimas encomendas do ERJ-145 no próximo ano. Se não houver acordo para a fabricação do E-190, é provável que a empresa brasileira deixe de produzir aviões na China.

O interesse dos chineses na fabricação do jato brasileiro, que tem capacidade para até 120 lugares, diminuiu depois que a AVIC desenvolveu seu próprio modelo de avião de porte semelhante, o ARJ21, que tem de 70 a 90 assentos. As primeiras entregas da aeronave devem ocorrer neste ano.

Atualmente existem 73 aviões da Embraer voando na China e outros 32 devem ser entregues nos próximos anos, entre ERJ-145 produzidos no país e E-190 exportados a partir do Brasil.

Fonte: Cláudia Trevisan, de O Estado de S. Paulo

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.