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Cinco aeroportos terão juizados de conciliação para atender passageiros

Assim que chegou a Brasília vindo de Nova York, há um mês, o empresário Peterson Forte teve uma surpresa desagradável. A mala dele tinha sido violada e alguns pertences roubados: “Um prejuízo de aproximadamente uns R$ 2 mil. E até hoje eu estou com o prejuízo", conta ele.
Malas roubadas, extraviadas e principalmente atrasos e cancelamentos de voos infernizam a vida dos passageiros. Desde que entraram em vigor as novas regras ampliando os direitos de quem viaja de avião, no dia 13 de junho, foram mais de 900 reclamações em apenas um mês.
Quando há o registro de uma reclamação na Anac, a Agência Nacional de Aviação Civil, a companhia aérea pode ser multada, mas o passageiro não necessariamente tem o seu prejuízo ressarcido. Por isso, a partir da próxima sexta-feira, 23, volta a funcionar em 5 aeroportos do país o Juizado Especial para tentar resolver o problema na hora.
Os juizados já funcionaram temporariamente durante o apagão aéreo, em 2007. Foram mais de 15 mil atendimentos – 21% terminaram em acordo. Os juizados agora serão instalados nos aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. A estratégia é apostar na conciliação e evitar que as questões se arrastem na justiça.
“Desde que haja um conciliador razoável, as companhias aéreas tenham a sensibilidade de atender e o demandante, o passageiro também tenha consciência de que não está fazendo um pedido abusivo, certamente que a conciliação virá exatamente naquele momento”, diz o corregedor nacional de justiça, Gilson Dipp.

Fonte:pe360graus.com

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