Grupo12Horas.Aérea

Aeronáutica deve comprar 28 cargueiros da Embraer

O Comando da Aeronáutica tem intenção de comprar 28 cargueiros CK-390, avião militar que está em fase de desenvolvimento pela Embraer. O anúncio será feito nesta manhã pelo Comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, durante a feira de aviação de Farnborough, na Inglaterra.

A intenção de comprar é o primeiro passo antes da assinatura do contrato firme de aquisição, o que só deve acontecer dentro de um ano.

No entanto, essa declaração é fundamental para a Embraer conseguir negociar contratos com parceiros e fornecedores de sistemas, partes e peças do avião. Dentro do modelo de fabricação da Embraer, os parceiros ajudam a financiar o desenvolvimento do avião, sendo cada um responsável por uma parte. Dessa forma, o fabricante da asa, por exemplo, financia o desenvolvimento da asa.

"Com essa declaração da Aeronáutica, estamos trabalhando para que, até o final do primeiro trimestre de 2011, nós possamos anunciar os fornecedores e parceiros estratégicos", disse o vice-presidente para o Mercado de Defesa da Embraer, Orlando José Ferreira Neto. Até lá, a Embraer também espera ter condições de estabelecer o preço final do cargueiro.

O projeto de desenvolvimento do CK-390 envolve 400 engenheiros e está sendo bancado pelo governo brasileiro --como é comum acontecer nessa área de Defesa. O presidente Lula liberou US$ 1,3 bilhão para o projeto em abril de 2009, recurso que foi crucial para evitar mais demissões na Embraer. Em fevereiro de 2009, a Embraer havia demitido 20% de sua força de trabalho, ou 4.000 funcionários.

O CK-390 vai substituir os Hércules, cargueiros utilizados atualmente pela FAB e que estão ultrapassados. O avião deverá ser capaz de transportar 23 toneladas de carga --4 toneladas a mais do que no projeto original.

Há espaço para 80 soldados e até um helicóptero. Um protótipo em tamanho real do cargueiro foi montado nas dependências do CTA (Centro Técnico Aeroespacial), em São José dos Campos (SP).

A expectativa da Embraer é vender o CK-390 também para outros países. "O mercado possível [ou seja, excluindo países que por razões geopolíticas não comprariam o CK-390] é de 700 unidades para os próximos 15 anos", disse Ferreira Neto.

Fonte:MARIANA BARBOSA - Folha.Com (Folha Online)/Folha de S.Paulo

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.