Passageiros do avião com destino aos Estados Unidos que teve de retornar duas vezes ao Rio após 30 minutos de voo afirmaram que a aeronave "ficou um forno" devido a um problema com o ar-condicionado. O avião teve de retornar duas vezes ao aeroporto internacional Tom Jobim (Galeão), na quarta (10) e quinta-feira (11), pouco após a decolagem, em decorrência do defeito no equipamento.
Após dois dias de transtornos, a previsão era de que os 190 passageiros do voo UF 801 deixassem o país com destino a Charlotte (EUA) na tarde desta sexta-feira. Mais cedo, a US Airways informou à Folha Online que providenciou um outro Boeing 767 para transportar os passageiros.
"No segundo dia de voo, o comandante assegurou pelo alto-falante que o avião estava em ordem e que ele nunca colocaria a própria vida dele em perigo. Ele disse que os equipamentos defeituosos tinham sido substituídos, mas de novo, cerca de meia hora depois da gente decolar, o avião começou a esquentar. Ficou um forno. E aí ele avisou a gente que teria que voltar de novo", afirmou o promotor de Justiça, Ricardo Zouein, 50, passageiro da aeronave.
A empresária Miriam Câmara, 52, moradora de Niterói (RJ), disse que está preocupada com a conexão que terá que fazer em Charlotte para seguir para Orlando. Ela viaja com um grupo de cinco amigos.
"Agora a gente não sabe como vai ficar a conexão. Todo mundo ficou nervoso quando o comandante avisou que teve um problema no ar-condicionado. A gente sabe que eles nunca falam tudo", disse a empresária.
A empresária disse ainda que os funcionários da companhia demoraram a prestar esclarecimentos sobre a interrupção do voo na noite de quarta-feira. O avião chegou a decolar às 22h55 e após 30 minutos no ar apresentou problemas técnicos no ar-condicionado e retornou para o aeroporto internacional do Rio.
Segundo os passageiros, eles chegaram ao hotel Guanabara, no centro do Rio, somente às 5h da manhã de quinta-feira. Cerca de seis horas depois, foram transportados novamente para o aeroporto para seguir no segundo voo, previsto para sair às 13h30, mas como a aeronave ainda estava em manutenção, o horário de partida atrasou quase três horas.
O avião, porém, teve de retornar novamente ao aeroporto, após passar cerca de meia hora no ar.
Outro lado
O gerente de vendas da empresa no Brasil, Rogério Schaffer, lamentou o incidente, e informou que a viagem foi interrompida para evitar que os clientes passassem "desconforto" durante a viagem.
"Providenciamos um avião extra para atender esses passageiros. A nossa intenção jamais foi prejudicar os nossos clientes. Não prosseguimos viagem nas duas vezes que decolamos por questões de conforto", afirmou Schaffer.
De acordo com a administração da US Airways no Brasil, a maioria dos passageiros do voo são brasileiros. A companhia aérea ofereceu desde a quarta-feira hospedagem para os clientes em um hotel.
"Todos os passageiros foram acomodados no hotel Guanabara. Eles tiveram todas as despesas pagas como café da manhã, almoço e janta. Apenas alguns passageiros optaram em voltar para suas casas porque moram no Rio", disse.
Segundo Schaffer, a empresa existe há 80 anos e sua sede fica em Phoenix, no Estado do Arizona, nos Estados Unidos. A companhia começou a operar no Brasil no dia 15 de dezembro do ano passado, no aeroporto Tom Jobim, no Rio.
Há quase dois meses na cidade, a empresa possui apenas uma aeronave em operação no Brasil. "Estamos nos estruturando no Rio. Problemas técnicos acontecem, mas não foi nossa intenção causar transtornos aos passageiros."
Folha Online
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