Os traçados do Trem de Alta Velocidade (Viracopos-Galeão), do Expresso Aeroporto (São Paulo-Cumbica) e do Trem de Guarulhos são muito similares e não satisfazem às necessidades atuais de transporte para a cidade de Guarulhos, afirma a urbanista e professora da FAU/USP, Raquel Rolnik. "Hoje, em Guarulhos, não há nenhum trem. Com esses projetos, teremos três ferrovias paralelas, mas falta, por exemplo, a ligação de trem entre a cidade e o aeroporto de Cumbica, que receberá uma das estações do TAV”, diz a especialista. A crítica foi feita durante o seminário “Brasil nos Trilhos”, realizado em 7/12 em Guarulhos. “É inviável um paulistano funcionário do aeroporto em Cumbica pagar R$ 35 todos os dias pelo Expresso Aeroporto. E se utilizar o Trem de Guarulhos, com preço normal, terá de descer na cidade e pegar um ônibus. Isso não faz sentido com as três opções de trens”, destaca Raquel.
Pelos projetos atuais, o Trem de Guarulhos seguirá pela linha 13 (Jade), conectando a estação Brás, em São Paulo, ao Terminal Zezinho Magalhães, em Guarulhos. Já o Expresso Aeroporto seguirá pela linha 14 (Ônix), saindo da estação da Luz e seguindo até o aeroporto de Cumbica. O TAV ligará Campinas ao Rio, com estações previstas em Campinas, Viracopos, Campo de Marte/SP, Cumbica, São José dos Campos, Volta Redonda/Barra Mansa, Rio (centro) e Galeão.
“O TAV é um projeto à parte, para longas distâncias, não compensa para o trajeto diário. Além disso, como vou até o Campo de Marte, onde ficará a estação inicial? Fico presa no congestionamento de carro até chegar lá?”, questiona Rolnik. Segundo a urbanista, isso é resultado de falha de gestão dos governos quanto ao transporte de pessoas entre cidades. “As regiões metropolitanas precisam ter todas as suas cidades ligadas e por um sistema integrado de transporte, que articule os vários modais em um projeto único”, conclui.
O arquiteto Juan Frigerio, do escritório britânico Foster & Partners, também palestrante no evento, destacou que para cada distância existe um tipo de transporte mais adequado – seja ir a pé, com bicicleta, ônibus, moto, carro, trem ou avião – e que eles devem se combinar para atingir o melhor resultado.
O seminário “Brasil nos Trilhos” foi aberto com pronunciamentos do ministro da Fazenda, Guido Mantega, do prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida, do Superintendente do BNDES, Henrique Amarante da Costa Pinto, e do Superintendente-executivo da Associação Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Hélio Mauro França.
FONTE:Portal Copa 2014
Urbanista critica ferrovias paralelas para Guarulhos
About Grupo12Horas.Aérea -
Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.