Pantanal e Passaredo, as duas aéreas que operam em Marília, terminam o ano de 2009 com notas 5,99 e 6,53 nos serviços prestados aos usuários do transporte aéreo respectivamente.
Conceitos, divididos por itens, estão disponíveis no site “Espaço do Passageiro” (www.anac.gov.br/passageiro), mantido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
No local, usuários podem se cadastrar e dar notas de 1 a 10 às empresas em que viajam. Ao todo, onze itens, entre eles o atendimento a necessidades especiais e o conforto da aeronave, podem ser avaliados.
As notas recebidas pelas aéreas as colocam dentro da média das grandes companhias que operam no País. Em primeiro lugar no ranking está a OceanAir, com nota de 7,48. A TAM, em sexto lugar, tem 5,43.
Avaliada por 24 usuários, a Pantanal tem a maior nota em cuidados com a bagagem (6,83) e a pior em relação custo x benefício (5,09).
Já a Passaredo, com 42 avaliações, tem a melhor nota em atendimento no check in (7,15) e a pior em atendimento de reclamações (5,83).
Ambas as empresas não tem lugar no ranking porque não atingiram 100 avaliações em quatro ou mais itens.
Para o gerente de marketing da Passaredo, Keco Corrêa, a nota recebida pela empresa é positiva. “É uma opinião do passageiro e é boa”, diz. “O número está bom, está próximo das maiores empresas”. Ele alerta, no entanto, que ainda é baixo o número de avaliações se comparados a outras aéreas, que tem até 700 opiniões.
A Pantanal em Marília não se pronunciou sobre o assunto.
Usuários desconhecem o serviço
Passageiros que viajam regularmente ainda desconhecem o serviço oferecido pela Anac, que desde maio do ano passado, permite aos usuários do transporte aéreo que avaliem as companhias e saibam como ela vem sendo cotada pelos outros passageiros.
Um deles é o engenheiro Edson Carneiro, 37 anos. Ele comenta que acha a ‘novidade’ boa e que daria nota 6,0 para a Pantanal, empresa que viaja frequentemente. “Para mim, o pior são os horários, mas a companhia ganha em espaço interno”.
Já a matemática aposentada Marília Gomes, 60 anos, que viajaria ontem pela Pantanal, daria nota 8,0 de média para a empresa. “Nunca tive grandes problemas e sempre fui bem atendida”.
FONTE:Diário de Marília