Grupo12Horas.Aérea

Mais passageiros e menos atrasos marcam o ano de 2009 no setor aéreo brasileiro

O setor aéreo no Brasil teve um ano de forte crescimento e mais eficiência nos serviços: pela projeção da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o ano de 2009 deve ter mais de 126 milhões de embarques e desembarques, o que representa quase 13 milhões a mais do que em 2008 e um salto de 15,4 milhões em relação a 2007.

Já os atrasos recuaram ano a ano: em 2007, desde que os dados começaram a ser computados em maio, a média do ano foi de 28,6%; em 2008 a média foi de 17,5% de janeiro a dezembro e, em 2009, a média anual foi de 11%.

O movimento foi tranquilo inclusive no fim de ano, época de movimento intenso nos aeroportos. Para a ANAC, esse resultado pode ser creditado a várias ações tomadas durante o ano.

"O aumento da concorrência, dado pelo maior número de empresas e aeroportos disponíveis, levou a uma melhoria no serviço. O Aeroporto Santos Dumont (RJ) teve um efeito importante neste processo, inclusive liberando o Galeão para novos voos. Além disso, a ANAC tomou medidas para distribuir os voos fora dos horários de pico e adequamos a capacidade operacional de Guarulhos (SP)", explica a diretora presidente da ANAC, Solange Paiva Vieira

A ação da Agência neste período de festas foi coordenada com o Ministério da Defesa, Infraero e Aeronáutica. Do dia 18 de dezembro até hoje (4 de janeiro), a ANAC manteve 148 pessoas acompanhando diretamente a movimentação nos aeroportos e no centro de controle de voos da Aeronáutica.

As companhias aéreas também se comprometeram com a ANAC a não praticar overbooking, a aceitar endosso das demais empresas e a manter aeronaves reserva. Mesmo nos casos das chuvas que chegaram a fechar momentaneamente alguns dos principais aeroportos do País por motivos de segurança, como no Rio e em Minas Gerais, a Agência acompanhou a assistência devida aos passageiros pelas companhias aéreas.

Passageiros com mais informações sobre seus direitos e deveres também contribuíram para a normalidade nos aeroportos.

A ANAC, em conjunto com as demais autoridades do setor, criou uma página na Internet para orientar especialmente as pessoas que não têm o hábito de viajar ou fizeram sua primeira viagem de avião em 2009. O site Hora de Viajar - Dicas para o Passageiro continuará disponível no endereço www.anac.gov.br/horadeviajar, ele traz informações sobre documentos para embarque, bagagem, horários de check-in entre outros.

Em casos de problemas não resolvidos pela companhia aérea, o passageiro pode recorrer à ANAC pelo telefone 0800 725 4445, pela Internet (www.anac.gov.br/faleanac) ou ainda nos postos de atendimento da Agência nos 10 principais aeroportos do País.

Fonte: ANAC

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.