Grupo12Horas.Aérea

Justiça anula absolvição de pilotos de jato que bateu em avião da Gol


O Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região anulou hoje a absolvição dos pilotos americanos Joseph Lepore e Jan Paladino, no comando do jato Legacy que colidiu com um avião da Gol em 29 de setembro de 2006, deixando 154 mortos.

Em nota, a Justiça informou que o processo voltará à primeira instância para uma "investigação mais detalhada".

No mês de dezembro de 2008, Lepore e Paladino foram absolvidos da acusação de negligência, por não terem comunicado a rota da aeronave ao comando do controle aéreo. O jato bateu no ar no Boeing da Gol.

O desembargador Cândido Ribeiro, relator do processo, explicou que é preciso entender a "sucessão de equívocos" que levou ao acidente, um dos maiores da aviação aérea brasileira.

No entanto, os desembargadores do TRF mantiveram a absolvição dos controladores Felipe dos Santos Reis e Leandro Santos.

O jato Legacy saiu de São José dos Campos rumo aos Estados Unidos, mas faria uma parada em Manaus para trâmites alfandegários. Já o avião da Gol tinha deixado a capital do Amazonas rumo a Brasília.

O choque entre as aeronaves fez os pilotos do Boeing perderem o controle da aeronave, que acabou caindo. O Legacy conseguiu pousar em uma base no Pará.

Segundo os relatórios da Aeronáutica, o avião executivo tinha desligado o dispositivo que permite a localização da aeronave por radar e, além disso, ocorreram outras falhas de comunicação com a torre de controle antes do acidente.

A Aeronáutica também responsabilizou os controladores e seus superiores pelos problemas de comunicação e tomada de decisões.



FONTE:EFE

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.