Grupo12Horas.Aérea

Governador do Amazonas defende política agressiva na aviação regional

O governador do Amazonas, Eduardo Braga, defendeu na quinta-feira, 15 de janeiro, em Manaus, durante encontro com o ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Ungler, a adoção imediata de uma política agressiva na aviação regional para interligar os estados da Amazônia com os países vizinhos e o resto da Federação.

A proposta já apresentada pelo Amazonas ao governo federal sugere, entre outras coisas, a isenção fiscal absoluta na Amazônia, com a retirada, por exemplo, do ICMS incidente sobre o combustível destinado à aviação para reduzir em cerca de 50% o valor das tarifas de passagem aérea.

O presidente Lula já manifestou o interesse de resolver o problema e na próxima reunião do Fórum de Governadores da Amazônia, prevista para o dia 13 de fevereiro, em Boa Vista, os chefes dos executivos estaduais deverão apresentar uma proposta executiva que está sendo construída para ajudar o governo federal na reformulação da política de aviação na Amazônia.

Durante o encontro realizado no Tropical Hotel Manaus, Braga lembrou que contando com uma aviação regional com mais qualidade e infra-estrutura adequada nos pequenos aeroportos da região será possível alcançar uma integração mais efetiva, reduzir custos e dinamizar o desenvolvimento sustentável da Amazônia, que seria acompanhado por salvaguardas sócio-ambientais.

"É preciso estabelecer as ligações aéreas na Amazônia, criar melhores condições de mobilidade e de integração da Amazônia brasileira com os países vizinhos, destacou.

Regularização fundiária

No que diz respeito ao processo de regularização fundiária no estado, Braga acredita que o governo federal fará os investimentos necessários, que giram em torno de R$ 15 milhões, para dar maior velocidade aos registros, uma vez que tal iniciativa é considerada indispensável à promoção do desenvolvimento sustentável na Amazônia.

O Brasil está avançando e tem enfrentado a questão com muita coragem", disse ele, reconhecendo que no Amazonas a regularização fundiária é um desafio.

Na última reunião do Fórum dos Governadores da Amazônia, realizada em novembro de 2008 em Manaus, o Governo do Amazonas se comprometeu a investir um real para cada três aplicados pelo governo federal na regularização fundiária do Estado e deverá investir este ano R$ 5 milhões, o maior volume já destinado no estado nos últimos 30 anos para a promoção da regularização fundiária rural.

Entre as ações voltadas para a região destacam-se as propostas de recuperação e racionalização das estradas regionais e vicinais, bem como a construção de uma rede de transporte hidroviário que não interfira no mercado de energia elétrica brasileiro.

fonte: Site JusBrasil via Blog Aviação Regional

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.