Grupo12Horas.Aérea

Força Aérea vai adquirir novos meios para melhor controlo do espaço aéreo

A Força Aérea Nacional (FAN) vai adquirir a curto e médio prazo novos equipamentos para melhor garantir o controlo do espaço aéreo de todo território nacional e também de transportação, afirmou recentemente em Luanda, o chefe do Estado Maior deste ramo das Forças Armadas Angolanas, general Francisco Afonso Gonçalves Lopes "Hanga".
O general Hanga falava em entrevista exclusiva à Angop por ocasião do 34º aniversário da fundação da Força Aérea Nacional, que se celebra dia 21 deste mês, cujo acto central terá lugar no comando da região aérea sul, baseada na cidade do Lubango, província da Huíla.
Dos meios que serão adquiridos pela FAN, no quadro do programa modernização em curso nas Forças Armadas Angolanas, destacam-se segundo o responsável militar, aviões, meios de defesa anti-aérea e de rádio localização que vão "melhorar significativamente" a capacidade de defesa do país.
"O que nós pretendemos é manter a cobertura do espaço aéreo nacional a 100 por cento e isto é algo que tem a ver com este pacote de aquisição para a FAN", ressaltou o general.
De acordo com a fonte da Angop, a chegada destes estes meios no final deste ano com proveniências do Brasil, Rússia e China, serão acompanhadas de acções de formação por parte de quadros militares do ramo a médio e longo prazo.
Ainda no capitulo da formação explicou que a Força Aérea continua com o processo de formação de quadros na Rússia, Portugal, Brasil e em Angola, onde neste último recentemente terminou um curso de pilotos na escola de aviação do Lobito, (Benguela) na especialização de helicópteros e aviões do tipo Tucano.
Fez saber que futuramente estes pilotos recém formados poderão evoluir na pilotagem de aviões do tipo Mi 17, Caças e de transportes.
Em termos de perspectivas, no âmbito da modernização que se pretende nas FAA, o general Hanga anunciou que dentro em breve será criada a escola de aeronáutica na Cahama, província do Kuando Kubango bem como a academia da Força Aérea.
Foi a 21 de Janeiro de 1976, que o primeiro presidente de Angola, António Agostinho Neto, na base Aérea de Luanda, proclamou a Força Aérea Popular de Angola-Defesa Anti-Aérea (FAPA/DAA).
Como ramo das FAA está virado para a protecção do espaço aéreo e apoio às restantes forças de defesa territorial do país.


FONTE:AngolaPress

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.