A agência brasileira de viagens corporativas Kontik-Franstur, fundada em 1954, decidiu ingressar no mercado de portais com o lançamento do Viajobem.
O empreendimento marca não só a chegada do grupo à internet como também a ampliação do público-alvo da companhia - a operação física da organização tem o foco nas empresas, enquanto na web o objetivo é conquistar a pessoa física.
O Viajobem venderá bilhetes aéreos, reservas de hotéis e aluguel de carros, entre outros serviços. O portal comercializará roteiros nacionais e internacionais.
A meta é alcançar um faturamento de 30 milhões de reais, com a venda de 60 mil itens, como bilhetes e pacotes,
até o final de 2010.
A Kontik-Franstur foi comprada nos anos 1970 pelo extinto Banco Econômico. Em 1993, Eduardo Vasconcellos, na época diretor da Kontik, adquiriu a agência de viagens, que atualmente conta com 300 funcionários e clientes como Itaú-Unibanco, Nextel, Petrobras, Avon e Bradesco.
Internet
A operação do Viajobem será comandada por Edson Romão, um dos fundadores do serviço de hospedagem de sites hpG.
Para o executivo, o lançamento de um projeto como esse é propício em função das possibilidades de expansão do mercado de venda de viagens pela internet no Brasil.
"O brasileiro gosta de comércio eletrônico, e a comercialização de viagens pela web é um sucesso no País", afirma.
Segundo estimativas do setor, o turismo movimenta no País cerca de 35 milhões de reais, dos quais 5% são oriundos do meio digital.
Concorrência
O Viajobem inicia operação pouco tempo depois da chegada de um outro concorrente relevante ao setor - o grupo internacional Expedia lançou o Hotéis.com em outubro no Brasil, fato que é visto como sinal de que o mercado tem um futuro promissor, diz Romão.
"Por que eles vieram para o Brasil? Porque viram que o mercado aqui é bom. Eles não fizeram um investimento de risco. Vieram para faturar", diz.
O Grupo Expedia foi lançado nos EUA em 1996 como uma unidade de negócios da Microsoft. Uma das responsáveis na companhia pela criação da agência de viagens foi a brasileira Soraya Bittencourt. A empresa opera com mais de 500 companhias de aviação e recebe 2,7 milhões de visitantes em seu site por mês.
FONTE:IDG Now!