Grupo12Horas.Aérea

Mais empresas aéreas poderão operar em Congonhas em 2010, diz Anac

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou nesta sexta-feira (11) que mais empresas aéreas poderão operar a partir do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, em 2010. Os horários de pousos e decolagens serão distribuídos e as empresas que quiserem iniciar a operação em Congonhas devem enviar a documentação para a Anac até 15 de janeiro.

A redistribuição está prevista para o dia 1º de fevereiro. Até o momento, entre as empresas que ainda não operam em Congonhas, já estão habilitadas a Total e a Air Minas. A Webjet também demonstrou interesse e sua documentação está em análise na Agência.

O incremento no número de empresas aéreas operando não significa que o movimento do aeroporto vai aumentar, segundo a Anac. Serão mantidas as 30 operações por hora na aviação regular e quatro na aviação geral, que abrange aviões particulares, de táxi aéreo e outros. Atualmente, operam em Congonhas apenas as companhias TAM, Gol/Varig, OceanAir e Pantanal.

“Os passageiros serão os principais beneficiados com a redistribuição. Com mais empresas, eles terão mais opções e preços mais baixos para voar a partir de Congonhas. O aumento da concorrência também é importante para o desenvolvimento do mercado de aviação civil no País”, afirmou a diretora presidente da Anac, Solange Paiva Vieira.

Em março, abril e maio deste ano, a Anac avaliou as empresas que atuam em Congonhas para verificar o cumprimento da Resolução nº 02 da agência, que prevê que a utilização de um slot (horário de pouso ou decolagem) deve ter o mínimo de 80% de regularidade no prazo de 90 dias. Caso haja cancelamentos superiores a 20% dos voos programados, o slot deve ser devolvido ao órgão regulador para ser redistribuído a outras empresas interessadas em operar no aeroporto.

Após a avaliação, a ANAC comunicou a Pantanal e a Gol/Varig o número de slots que seriam devolvidos por não cumprirem a regularidade prevista. São 412 slots que deverão ser alocados para outras empreas.

Dos 196 slots alocados para a Pantanal em Congonhas, 61 serão redistribuídos, sendo 31 pousos e 30 decolagens. Somente um destes pousos é programado para sábado, todos os demais são de dias úteis. Já a Gol/Varig foi informada que deve ter 34 dos 1.472 slots que opera em Congonhas redistribuídos, sendo 19 decolagens e 15 pousos. Outros 317 slots são de sábados e domingos e já estão disponíveis, porque não são utilizados por nenhuma empresa.

Os slots não estão atrelados a nenhuma rota: cada empresa utiliza os horários para realizar as rotas de acordo com sua estratégia comercial, já que a lei garante essa liberdade para as companhias aéreas.


FONTE:G1

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.