O índice de pontualidade nos 67 aeroportos da Rede Infraero registrou um percentual médio de 80,04% nos últimos cinco dias. Esse valor leva em conta os voos registrados desde a última sexta-feira (18), quando efetivamente começa a alta temporada nos Terminais de Passageiros. No ano passado essa média de pontualidade foi de 66,29% no mesmo período.
A Infraero colocou em prática uma série de medidas que têm ajudado a melhorar o nível de satisfação e conforto dos passageiros e usuários dos aeroportos durante a alta temporada, que começou em 15 de dezembro deste ano e prossegue até 15/ de janeiro de 2010.
Os principais aeroportos da Infraero devem registrar um crescimento de 10% na movimentação de passageiros nesse período, quando ocorre o pico da alta temporada, estimulado pelas férias e festas de fim de ano. A projeçãos é d Área de Operações da Infraero que aponta ainda, para o mês de dezembro, um aumento de 9% na movimentação de passageiros, de acordo com análise dos últimos cinco anos.
Entre as medidas adotadas vale destacar:
- Reforço de pessoal, que está sendo viabilizado pelo remanejamento de férias e folgas dos empregados, além da contratação de mão-de-obra temporária, no caso do pessoal destinado aos cuidados com a limpeza de áreas públicas, como saguões, sanitários e salas de embarque e desembarque.
- Comunicação direta com o público da Infraero, que por meio de uma campanha publicitária tem explicado aos passageiros a responsabilidade de órgãos e empresas do sistema aéreo e dado orientações diante de diversas situações. A campanha, com o mote "Fique por Dentro" e o slogan "Todo Mundo Trabalha Junto por Você", inseriu diversas peças publicitárias em pontos críticos da infraestrutura aeroportuária, como raio-x, check-in, balcão de informações, monitores de informação de voo, pontes de embarque, ônibus e estacionamentos. A campanha já foi iniciada nos aeroportos de Guarulhos e do Galeão e seguida será estendida aos aeroportos de Brasília, Santos Dumont, Congonhas, Confins, Salvador, Recife, Fortaleza, Porto Alegre e Manaus.
- Utilização de coletes amarelos, com a frase "Posso Ajudar?", por empregados das áreas de Operações e Comunicação da empresa, que serão responsáveis por reforçar as informações e orientações passadas aos passageiros. Ao todo, 1,2 mil coletes foram confeccionados.
- A Infraero também está disponibilizando em seu portal, por meio de um hotsite elaborado em conjunto com as áreas de comunicação do Ministério da Defesa, Comando da Aeronáutica e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), dicas e esclarecimentos para o passageiro. O endereço será o do órgão correspondente, barra, hora de viajar. Exemplo da Infraero: www.infraero.gov.br/horadeviajar, que já está no ar. Outras ações que serão desenvolvidas nesta alta temporada nos aeroportos ? a exibição de um vídeo informativo sobre o que a Infraero está fazendo para adequar os aeroportos para a Copa de 2014 e a distribuição do guia "Hora de Viajar".
- Também estão em funcionamento novos equipamentos de raio-X e nova frota de ônibus, ao todo 130, comprados este ano para reforçar o transporte de passageiros entre as salas de embarque/desembarque até o pátio.
- O destaque na área de Operações vai para a integração com o CGNA (Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea), que em casos de congestionamento está orientando o fluxo de aeronaves nos aeroportos, em conjunto com Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo).
- A Sala de situação, que funciona 24 horas e coordena as informações de todos os aeroportos do Brasil, teve reforço de pessoal nesta alta temporada. Com sede em Brasília, a sala auxilia os gestores a avaliarem com agilidade as situações para a tomada de decisões.
- Modificação no layout do desembarque internacional em Brasília, acrescendo um raio-X na área da Receita Federal e aumentando a velocidade do fluxo de passageiros.
- Ampliação do número de guichês de atendimento da Polícia Federal na área internacional de Guarulhos, sendo: Desembarque – de 12 para 18 – e Embarque – de 10 para 14. Campanha de informação (visual) ao longo do corredor de desembarque para facilitação dos trâmites de fiscalização (Receita Federal, Polícia Federal, Passaporte e ANVISA) em Guarulhos.
- Disponibilização de mais 4,4 mil assentos nas áreas de embarque dos 17 principais. As informações são da Infraero.
FONTE:Portugal Digital
Início da alta temporada nos aeroportos da Infraero está tranquila
About Grupo12Horas.Aérea -
Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.