Só falta a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para que a Trip comece a voar no Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, em Joinville (SC), para Guarulhos, Navegantes, Criciúma e Porto Alegre. A cidade, de 497 mil habitantes, já tem voos da TAM e da Gol para o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Vendo a notícia, fica a dúvida: quando Caxias do Sul, que tem características parecidas com o município catarinense, terá outra companhia? O problema é o desinteresse das empresas aéreas na região ou a falta de estrutura do atual aeroporto regional? O diretor do aeroporto regional Hugo Cantergiani, Henrique Elustondo, garante que, por enquanto, não há novidades. Só a reforma no terminal de passageiros. O mesmo diz o Departamento Aeroportuário do Estado. Caxias precisa de mais opções além da Gol, única companhia atualmente em operação. Executivo de uma empresa do setor moveleiro de Bento Gonçalves, Jacson Bortagaray viaja toda semana a trabalho desde agosto. Nas últimas três semanas, não desceu no aeroporto de Caxias nenhuma vez. Os motivos? Primeiro, o mau tempo. Mas, na semana passada, antes de embarcar em São Paulo, ele ligou para um familiar, que confirmou que o tempo estava aberto em Caxias. Não deu outra: o voo foi cancelado e ele teve de desembarcar em Porto Alegre. A chegada, antes prevista para 10h30min, só ocorreu às 14h. Temos compromissos marcados e precisamos reprogramar tudo _ reclama Jacson. A peregrinação de Jacson é a mesma de empresários e executivos da Serra que viajam todos os dias e representam a maioria dos passageiros. Ele concorda que a solução é o aeroporto ter pelo menos mais uma companhia aérea: Como a Gol está sozinha, pode fazer o que bem entende. Falta concorrência. O que incomoda o executivo é que Caxias está ficando com a fama de cidade em "que não desce avião": Caxias do tamanho que é, com as empresas que tem necessita de mais estrutura. Não precisamos estar passando por isso. É preciso fazer alguma coisa.
FONTE:Pioneiro