Grupo12Horas.Aérea

Azul e Embraer fazem parceria para certificar querosene

A Embraer e a companhia aérea Azul anunciaram hoje uma parceria para certificar um tipo de querosene de aviação renovável. O projeto de um bioquerosene é desenvolvido pela empresa Amyris que tem uma planta piloto em Campinas (SP) a partir de cana-de-açúcar. A Azul se comprometeu em realizar um voo de demonstração com um dos seus E-Jets da Embraer para a certificação do combustível no início de 2012.

O projeto também conta com a participação da GE, fabricante dos motores do modelo da Embraer. Segundo o diretor de meio ambiente da Embraer, Guilherme Freire, a busca da redução das emissões de CO2 dos aviões é uma preocupação de toda a indústria de aviação, tendo em vista que o tráfego aéreo mundial é responsável por 2% de todas as emissões de gases do efeito estufa, e a tendência é alcançar 3% até 2050. O primeiro teste com bioquerosene a partir de cana-de-açúcar será feito com uma mistura de porcentual ainda não definido em combustível de origem fóssil.

Segundo o diretor-geral da Amyris, Roel Collier, as pesquisas mostram que o uso da cana-de-açúcar como matéria-prima para o bioquerosene é economicamente viável, sustentável, e capaz de alcançar o mesmo desempenho dos motores que hoje usam combustíveis fósseis. Segundo ele, embora o processo de certificação do uso deste tipo de combustível na aviação seja muito longo a empresa poderá produzir o bioquerosene em escala industrial a partir de 2013.

Segundo o diretor de desenvolvimento comercial da General Eletric (GE), Cláudio Loureiro, já foram feitos testes usando querosene a partir de babaçu, mas o voo da Azul será o primeiro a testar o combustível de cana-de-açúcar. Segundo ele, a Continental Airlines trabalha em um outro projeto com a Boeing para testar um outro tipo de biocombustível, cuja a biomassa não é revelada.

O executivo da Amyris afirmou que o objetivo da multinacional é fazer do Brasil uma plataforma de produção de combustível a partir de cana-de-açúcar. Ele confirmou que a companhia fará, nos próximos dias, uma aquisição de usinas para operar plantas industriais no Brasil.

FONTE:Agência Estado

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.